DIRETORIA do OSB GESTÃO 2018/2020

Conselho de Administração                                   

OSB_Ney_foto     Presidente – NEY DA NÓBREGA RIBAS 

OSB Ponta Grossa-PR

Empresário e industrial das áreas de cadeia de suprimentos automotivos e de gráficas, com três empresas no Brasil. Foi Adviser (voluntário) da Junior Achievement. Exerceu também o voluntariado no Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial. Fundador e presidente por duas gestões do Observatório Social –  Campos Gerais. Exerce a Presidência do Observatório Social do Brasil (OSB), com expertise na coordenação de projetos e planejamento estratégico. É um dos disseminadores da metodologia do Sistema OSB e já realizou mais de 150 palestras sobre controle social e qualidade na aplicação dos recursos públicos, Brasil afora.

Pedro Gabril    Vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças – PEDRO GABRIL KENNE DA SILVA

OSB Porto Alegre-RS

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria, especialização em Auditoria e Finanças Governamentais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Experiência profissional na área de Gestão e Controle da Administração Pública, tendo atuado como Contador e Auditor-Geral do Estado do RS e Secretário de Estado da Administração. Agente Fiscal do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul (aposentado). Atua como professor, consultor e palestrante nos seguintes temas: gestão pública, controles de gestão, auditoria governamental, participação e controle social. Atualmente atua como Professor no Curso de Pós-graduação em Auditoria e Finanças Governamentais no NECON – UFRGS; Vice-Presidente de Relações Institucionais do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS); Vice Presidente de Relações Institucionais e Alianças do Observatório Social do Brasil (OSB) e Presidente do Conselho Consultivo do Observatório Social de Porto Alegre (OSPOA).

Foto Leomir Antonio Minozzo    Vice-presidente para Assuntos de Produtos, Metodologia e Certificação – LEOMIR ANTÔNIO MINOZZO

OSB Blumenau-SC

Contador, empresário no ramo com graduação em contabilidade e direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) e especialização em contabilidade gerencial e controladoria pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e gestão em negócios em andamento pela FDC (Fundação Dom Cabral). Sócio proprietário da Service Contabilidade com unidades em Blumenau-SC e, Nova Prata e Nova Bassano-RS. Atividades exercidas: professor da Furb; Árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem; Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina; Presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade (Sescon), Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa de Blumenau e região); Diretor Financeiro do Metropolitano, Diretor da Associação Comercial e Industrial de Blumenau (Acib); ex-presidente do Observatório Social de Blumenau (OSBLU). Atividades em exercício: Conselheiro Fiscal da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon) e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa); Conselheiro Fiscal do Banco do Vale; Conselheiro Fiscal da Acib; e Conselheiro do Clube Atlético Metropolitano.

Evandro    Vice-presidente para Assuntos de Tecnologia de Gestão – EVANDRO CARLOS GEVAERD

OSB Brusque-SC

Coronel da reserva militar/corpo de bombeiros. Coordenador executivo voluntário do Observatório Social de Brusque (OSBr), tendo sido um dos membros fundadores.

Belonice    Vice-presidente para Assuntos Administrativo-financeiros – BELONICE FÁTIMA SOTORIVA

OSB Erechim-RS

É formada em contabilidade também atuando como instrutora e consultora.Trabalha na empresa Contecas Contabilidade e Assessoria desde 1993. Atua como Presidente do OS Erechim desde agosto de 2013. Também é conselheira do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RS), e consultora do Sebrae e Sesi RS.

    Vice-presidente para Assuntos de Tecnologia da Informação – FRANCISCO ANTÔNIO SOELTL

OSB São Caetano do Sul – SP

    Vice-presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social – JEAN SANDRO PEDROSO

OSB Rio do Sul-SC

Conselho Superior

Silvia Grewe2   01 – Presidente: SILVIA GREWE

OSB Porto Alegre-RS

Contadora, auditora fiscal da Receita Estadual – SEFAZ/RS – aposentada. Coordenou o Programa de Educação Fiscal do RS (PEF/RS) durante os primeiros 7 anos, também representou o Estado neste período no Grupo Educação Fiscal Nacional (GEF/PNEF).  Realizou dezenas de seminários estaduais, regionais e municipais para disseminar a Educação Fiscal. Exerceu, em 4 gestões, cargos na SEFAZ, nos quais manteve contato direto com as administrações públicas municipais, orientando e elaborando programas de interesse mútuo entre o estado e os municípios.  Participou, representando o setor público do RS, da delegação de 10 Estados, com convidados oficiais do Canadá, para conhecer relação Setor Público e Setor Privado. É Rotariana desde 1994 e atua desde 2010 na sensibilização e fundação de observatórios sociais no RS. Atualmente coordena a Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS) e o Programa de Voluntariado da Classe Contábil do Conselho Federal de Contabilidade (PVCC-CFC), no RS.

Vice-presidentes do Conselho Superior:

    01 – ANTÔNIO CARLOS DE CASTRO PALÁCIOS

OSB Porto Alegre – RS

Everaldo    02 – EVERALDO BONSENHOR

OSB Paranaguá-PR

Contador, diretor presidente da Bonsenhor Contabilidade Ltda, Presidente do Observatório Social de Paranaguá, Coordenador da Comissão Jovens Lideranças Contábeis do CRCPR, Vice-Presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná e Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade  do Paraná (CRCPR).

    03 – FELIPE SERPA

OSB São Pedro da Aldeia – RJ

Pedagogo, diretor de Escola e presidente do Observatório Social de São Pedro da Aldeia

Abel   04 – JOSÉ ABEL BRINA OLIVO

OSB Guarapuava-PR

Auditor Fiscal da Receita Federal do Paraná aposentado. Formado em Administração de Empresas pela FAE UCP em 1979, também formado em Direito pela Faculdade Campo Real em 2012. Com especialização em Direito Tributário (UFSC – 2000) e Gestão Pública com Ênfase em Políticas Públicas (IFPR – 2014). Atuou como Delegado Regional da Receita em Jacarezinho (1994), Maringá (1998), Curitiba (2003 / 2005 / 2007), e Guarapuava (2006 / 2008), também Corregedor da Receita em 2006. É vice-presidente do Conselho da Cidade de Guarapuava, conselheiro suplente do Conselho de Saúde de Guarapuava, CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar), conselheiro do COM CIDADES PR, e atual presidente e voluntário fundador do OS Guarapuava (2009).

    05 – MARLI SECCHI DE LIMA

OSB Assis Chateaubriand-PR

Casada, 51 anos, graduada em Estudos Sociais pela UNIPAR  (1990) e em Geografia pela Universidade do Oste Paulista (1996), especialização em Ensino de Geografia e Mestre em Geografia pela UEM (2004). Professora Universitária na UNIMEO/CETESOP até 2015. Atualmente é Funcionária Pública da SEED Paraná, atuando junto ao Núcleo Regional de Educação Assis Chateaubriand – PR. Membro do Observatório Social desde 2011, sendo eleita presidente em 2016 (gestão 2016/2018) e novamente eleita em 2018 (gestão 2018/2020).

    06 – OTÁVIO JACQUES

OSB Campo Grande-MS

Paulo Sampaio 1   07 – PAULO NOGUEIRA SAMPAIO

OSB São José dos Campos-SP

Engenheiro de Equipamentos pela Petrobras de 1973 a 2013. Pós-graduado em Administração de Empresas – CEAG/FGV – SP em 1998. Atua em diferentes áreas, tendo gerenciado os setores de Contratação de Serviços, Planejamento de Manutenção, Suporte Operacional e Suprimento de Bens na REVAP dentre outros. Atualmente, aposentado e Presidente do Observatório Social de São José dos Campos.

Paulo Sabatke    08 – PAULO SABATKE FILHO

OSB Itajaí-SC

Sócio Fundador da Empresa Catarinense Distribuidora de Produtos Congelados Ltda desde 1986 (Distribuidora de Sorvetes Nestlé no Estado Santa Catarina).
Sócio Diretor da Fundação Associação Catarinense de Atacadista de Santa Catarina (ADAC). Sócio Diretor da Fundação Sindicato Atacadista de Santa Catarina (Sincadi). Coordenador pelo GOB Santa Catarina junto aos Observatórios Catarinenses. Presidente do Observatório Social de Itajaí. Presidente do Focos Catarinense (Fórum Catarinense dos Observatórios Sociais).

    09 – RICARDO HAMAD

OSB Jacareí-SP

Possui graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1986), MBA em planejamento estratégico pela USP (2000), mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos pela Escola Politécnica, USP (2006) e doutorado em Engenharia de transportes pela Escola Politécnica da USP (2014). Já atuou como gerente ou diretor executivo em diversas empresas, tais como, Ericsson, Promon , grupo Unigel, Monsanto, Redecard e como presidente na Volex do Brasil, multinacional britânica do ramo de eletroeletrônicos. Atualmente é professor de pós-graduação e sócio diretor da Teclog. Tem a certificação CPIM da APICS (2001) e fala fluentemente os idiomas inglês, espanhol e italiano, além do português, língua nativa. É presidente do Observatório Social de Jacareí (organização sem fins lucrativos que visa o controle social e educação fiscal), é co-fundador e co-coordena o fórum de lean manufacturing do Vale do Paraíba desde 2006 e o GT senior do CIESP de Jacareí, grupo das grandes empresas da região, desde 2013.

Ronaldo Medeiros Ferreira    10 – RONALDO MEDEIROS FERREIRA

OSB Imbituba-SC

Policial Rodoviário Federal e conselheiro da Associação dos Moradores e Amigos do Village (ASMAVI). Exerce a presidência do Observatório Social de Imbituba (OSIMB). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós Graduado em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

    11 – ROBERVAL MELO RUSCETTO

OSB Campo Mourão-PR

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) atualmente preside o Observatório Social de Campo Mourão (o segundo implantado no país). Por 28 anos trabalhou no departamento de compras da Coamo Agroindustrial Cooperativa. Ruscetto é aposentado, membro ativo da Loja Maçônica Oliveira Zanini N° 45 (desde 1978), do Conselho Municipal de Segurança de Campo Mourão (CONSEG), e Conselho de Desenvolvimento de Campo Mourão (CODECAM).

    12 – ROSANE DE FÁTIMA DA SILVA FIORI

OSB Medianeira-PR

    13 – TATIANA QUINTELA DE AZEREDO BASTOS

OSB Rio de Janeiro-RJ

Tiago Rego    14 – TIAGO LOPES REGO

OSB Picos-PI

Administrador de empresas pela Universidade de Pernambuco e Universidad de Alcalá (Espanha), com MBA em Planejamento e Gestão Organizacional, corretor de imóveis, empresário e construtor de empreendimentos residenciais na cidade de Picos-PI, membro da comissão de intervenções sociais da Loja Maçônica Cavalheiros do Piauí. Exerce a presidência do Observatório Social de Picos, tendo sido um dos fundadores. Realizou várias palestras em Picos-PI e Teresina-PI sobre controle social.

  15 – ATER CARLOS CRISTÓFOLI (Membro nato)

Campo Mourão-PR

    16 – EDUARDO JOSÉ DAIBERT ARAÚJO (Membro nato)

Maringá-PR

Conselho Fiscal

   01 – EMERSON CAVALCANTE

OSB Ourinhos-SP

   02 – RONALDO DIAS OLIVEIRA

OSB Araguaína-TO

Bacharel em Ciências Contábeis e MBA em Auditoria Digital e Dir. Tributário (Cursando). É consultor de empresas nas áreas de planejamento tributário, gestão, implantação de sistemas ERP e TI, com experiência de mais de 25 anos em contabilidade, controladoria e auditoria de empresas, grupos econômicos e holdings. Desde 2003 é Diretor da Brasil Price Gestão Contábil em Araguaína-TO. Foi Presidente da Associação dos Contadores de Araguaína, Diretor Regional do Sescap-TO  e Diretor de Comunicacao da Aciara.

Expedito_   03 – EXPEDITO MAURÍCIO PEREIRA

OSB Cáceres-MT

Bacharel em Ciências Contábeis, exercendo a profissão desde 1971. Atua na empresa Imcoeste Contabilidade desde 1975. Presidente do Observatório Social de Cáceres, tendo sido um dos membros fundadores.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br