Entidades apoiam implantação do Observatório Social

O trabalho que é desenvolvido em 75 municípios de 13 estados pode ir além do ato cívico, nas ruas

24 de junho de 2013 17:38

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

Nas últimas semanas o assunto principal dos noticiários tem sido a manifestação popular contra a corrupção no Brasil, cujo estopim foi o aumento na tarifa do transporte público em São Paulo. Mas as ações da sociedade podem ir além do ato cívico, nas ruas. Um exemplo disso é o Observatório Social do Brasil, que tem como principal função melhorar a gestão pública por meio da fiscalização. Atualmente, existem 75 observatórios constituídos em 13 estados, reunindo milhares de voluntários. Estima-se que somente em 2012, com o aumento do controle social, os cofres municipais economizaram mais de R$ 300 milhões.

As ações para criar um Observatório Social em Rio do Sul continuam. O diretor de Capacitações da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Jean Sandro Pedroso está fazendo visitas nas entidades da sociedade civil organizada para apresentar a proposta de implantação do projeto de iniciativa da ACIRS. A primeira palestra aconteceu na JCI Rio do Sul, no dia 4 de junho, a segunda no Rotary Centenário, dia 10 de junho e no Rotary Club, no dia 18 de junho.

Nesses encontros, Pedroso têm explicado o que é um Observatório Social (OS), qual sua função, porque é necessário, como esse projeto iniciou e qual a abrangência atualmente. O diretor também fez relatos sobre as atividades já realizadas na ACIRS para a criação do OS em Rio do Sul, ressaltou a importância do órgão para a melhor aplicação do dinheiro público e informou os resultados conquistados pelos observatórios de alguns municípios catarinenses. “Não se trata de denuncismo. O Observatório Social atua preventivamente, antes mesmo da aplicação dos recursos. Segue uma metodologia, onde o primeiro a saber do problema é o prefeito, em seguida, o presidente da Câmara de Vereadores. Somente em casos de negligência dos governantes o OS encaminhará o assunto para o Ministério Público e a imprensa”, salientou Pedroso.

No final das palestras, o diretor explicou o que será necessário para o projeto tornar-se realidade em Rio do Sul, qual o cronograma estabelecido para isso e pediu apoio de cada entidade visitada. Também esclareceu dúvidas e recebeu manifestações de apoio operacional e financeiro.

Com informações da ACIRS 

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br