Encontro Município Transparente tem inscrições até esta terça-feira (31)

Evento será realizado simultaneamente nos 26 estados, no dia 06 de fevereiro, reunindo prefeitos e prefeitas de todo o pais

30 de janeiro de 2017 13:03

Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) realizará, no dia 6 de fevereiro (segunda-feira), o Encontro Município Transparente. Trata-se de uma série de eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, que vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência. Outros agentes públicos (vice-prefeitos, secretários, controladores municipais e assessores) e sociedade civil (jornalistas, estudantes, pesquisadores, advogados e demais cidadãos) também terão oportunidade de aprimorar seus conhecimentos acerca da excelência na aplicação dos recursos descentralizados pelo Governo Federal.

O Encontro será conduzido pelas Controladorias Regionais da União nos 26 estados. O evento acontecerá em todas as capitais, com exceção de Aracaju (SE), que sediará no município de São Cristóvão.

A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Administração Pública. Será apresentado também o Painel Municípios, ferramenta que consolida dados e avaliações do Ministério da Transparência para apoiar a gestão municipal, indicando informações específicas de cada localidade do país.

Trata-se de uma excelente oportunidade para compartilhar boas práticas de gestão pública e os novos caminhos na prevenção e no combate à corrupção no país. As inscrições vão até 31 de janeiro.

O evento tem duração média de quatro horas. Os horários variam de acordo com o município escolhido.

Confira abaixo a programação

1. ABERTURA
Boas-vindas aos prefeitos
Vídeo do ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Torquato Jardim

2. PALESTRA
Temas:
Gerência Municipal
Fonte de Recursos
Controle da Administração Pública
Orçamento
Nomeação para Cargos Públicos
Licitações
Fiscalização perante os Tribunais de Contas
Modelo de Prestação de Contas ao TCU
Auditorias do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU)
Cadastros de Penalidades no Portal da Transparência
Lei Anticorrupção
Responsabilização de Servidores e Entes Privados
Ouvidoria Pública
Suporte técnico do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU)

3. PAINEL MUNICÍPIO TRANSPARENTE
Apresentação da ferramenta de dados municipais do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU)

Saiba mais sobre inscrições, locais e outras informações  em cgu.gov.br

Via CGU

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br