Encontro dos OS do Paraná avaliará criação de observatório estadual

Evento acontece entre 08 e 10 de agosto em Foz do Iguaçu, com o XIV Seminário Paranaense de Educação Fiscal

05 de agosto de 2016 19:02

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

Entre os próximos dias 08 e 10 de agosto Foz do Iguaçu sedia o 4º Encontro dos Observatórios Sociais do Estado do Paraná.  O evento é realizado pelo Observatório Social do Brasil (OSB) e o OS de Foz do Iguaçu no auditório da Faculdade UniAmérica, junto ao XIV Seminário Paranaense de Educação Fiscal.

O destaque da programação será a apresentação do documento para a criação do OSB-Paraná, elaborado pelo grupo de trabalho (GT) nomeado depois de encontro realizado no mês de abril, em Guarapuava, que prevê o estudo da viabilidade para implantação da filial estadual do OSB. Os objetivos do OSB-Paraná são: apoiar os OS locais, promover a expansão da Rede no Estado, fomentar as parcerias estratégicas e monitorar as contas do governo do Estado.

A iniciativa já conta com apoio de mantenedores do OSB, como a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).

O trabalho é coordenado por Eduardo Araújo, idealizador da metodologia dos OS, fundador e primeiro presidente do OSB, nomeado pelo ato administrativo nº 04, em conformidade com a plataforma da gestão 2016/2018, que se propõe a estimular e apoiar a instalação de Unidades Administrativas do OSB nos Estados onde houver viabilidade.

Também faz parte da equipe de trabalho o ex-presidente do OSB e entusiasta da constituição da unidade estadual no Paraná, Ater Cristófoli, e os presidentes dos observatórios em Londrina, Guarapuava e Marechal Cândido Rondon, que são: Fábio Cavazotti, Abel Olivo e Marcelo Becker, respectivamente.

Os membros ficaram incumbidos de, respeitando as premissas estatutárias, carta de identidade e código de conduta, apresentar o resultado dos trabalhos aos OS Municipais do Estado e aos Conselhos de Administração e Superior do OSB.

Para Eduardo Araújo a criação do grupo de trabalho para esse estudo possibilitou o aproveitamento das diferentes competências dos observadores do Paraná. “Foi um trabalho participativo, democrático e transparente onde o ponto de vista, as expectativas e os sentimentos de todos foram respeitados, e tudo isto culminou numa visão viável para o papel do Observatório Social do Paraná”.

De acordo com Araújo, embora a “encomenda para o GT” tenha sido elaborar um plano de viabilidade, que inclui equipe técnica e sustentabilidade, os esforços foram concentrados na definição de um escopo de atuação levando-se em conta os principais objetivos, possíveis práticas e princípios a serem seguidos. “É mais importante, neste momento, o POR QUÊ existirmos que os detalhes operacionais, e é exatamente isso que vamos compartilhar com os 35 observatórios  do Estado, submetendo a eles essa visão para que analisem e deliberem em conjunto quais serão os próximos passos”, explicou.

Os encontros Estaduais têm o objetivo de fortalecer a rede em cada estado, alinhando ações e promovendo a troca de experiência entre os observadores. As discussões envolvem o planejamento estratégico, gestão e definição das próximas ações.

“Nossa expectativa  é que a partir desse encontro estadual, possamos sair com as metas do OSB-PR definidas, assim, logo teremos as respostas sobre quando, onde e como será o processo de sua criação; o importante é começarmos da forma certa, e isto não quer dizer que precisa ser imediato”, ponderou o coordenador.

A ideia dos Observatórios Sociais de monitorar também as contas públicas estaduais já é antiga no Paraná e encontra eco nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Por isso o Observatório Social do Brasil desenvolve estudos para dimensionar a equipe técnica e os recursos necessários para fazer frente ao tamanho desse desafio.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br