Encontro de observatórios sociais traz público de 12 estados a Curitiba

Evento terá a presença de conselheiro do CNJ e contará com o lançamento da campanha do movimento Área Livre de Corrupção

10 de abril de 2013 17:06

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

Curitiba sedia nesta sexta-feira (12) e sábado (13) o 3º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais. O evento tem o objetivo de apresentar as boas práticas dos observatórios no controle social, promover e fortalecer alianças estratégicas com diversos órgãos e entidades em nível nacional e ressaltar os propósitos de contribuição para a melhoria da gestão pública no Brasil. São esperados 150 participantes, de 70 cidades e 12 estados brasileiros, entre os quais estarão voluntários e colaboradores de pelo menos 51 observatórios sociais espalhados pelo País.

No primeiro dia do evento, haverá palestra do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, Gilberto Valente Martins, falando sobre “Meta 18 do CNJ e o Brasil como Área Livre de Corrupção”. A meta 18 consiste na identificação e julgamento, até 31 de dezembro de 2013, das ações de improbidade administrativa e ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública, distribuídas até 31 de dezembro de 2011. O conselheiro foi nomeado presidente do grupo de trabalho para o acompanhamento da meta, em fevereiro último, por meio de portaria editada pelo presidente do CNJ, ministro Joaquim Barbosa.

O conselheiro do CNJ vai abordar também o tema Área Livre de Corrupção, nome dado ao movimento coordenado pelo Observatório Social do Brasil (OSB), promotor do evento e que organiza a rede de observatórios sociais no Brasil. O movimento Área Livre de Corrupção foi apresentado no 2º Encontro Nacional dos OS, realizado em setembro do ano passado, e agora será lançada a campanha para nortear os rumos e encaminhamentos dentro dos próprios observatórios.

Esta edição do encontro nacional dos Observatórios Sociais será aberta oficialmente às 10 horas de sexta-feira, pelo presidente da entidade, o empresário Ater Cristofoli, de Campo Mourão. “Será um evento que vai permitir o nivelamento de informações entre os observatórios, o intercâmbio, o anúncio de novas parcerias e de ações com outras organizações que têm interesses em comum”, comenta Cristofoli, ressaltando o fato de a rede OSB estar crescendo no País, com o surgimento de novos adeptos em diferentes unidades da Federação. Neste ritmo, de acordo com o presidente do OSB, o papel dos observatórios tende a ser cada vez mais decisivo na contribuição ao controle dos gastos públicos. Para se ter ideia, somente no ano 2012 estima-se que a ação dos OS tenha contribuído para gerar uma economia que totaliza de cerca de R$ 300 milhões aos tesouros municipais nas cidades em que existem observatórios.

Serviço:

3º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais
Local: Nikko Hotel (Rua Barão do Rio Branco, 546, Centro – Curitiba)
Dia 12 – Abertura 10 horas e encerramento das atividades, às 20 horas
Dia 13 – Abertura às 8h30 e encerramento às 12h30

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br