Em Palmas – TO, OS realiza primeira prestação de contas

Entre as atividades foram citadas as capacitações de colaboradores e voluntários e números financeiros da unidade

29 de fevereiro de 2016 18:30

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

O Observatório Social de Palmas – TO realizou no ultimo dia 25 de fevereiro (quinta-feira), às 19h, no Auditório do SEBRAE/TO, a sua Primeira Prestação de Contas das Atividades do ano de 2015, após período de implantação e capacitação de colaboradores.

Entre as atividades apresentadas, referentes ao período de outubro de 2015 e janeiro de 2016, foram citadas as capacitações de colaboradores e voluntários, resultados positivos já com relatórios de visitas e monitoramento da Câmara Municipal de Palmas, e também a liberação do Sistema Informatizado de Monitoramento de Licitações (SIM) para cadastro e acompanhamento de editais lançados pela Prefeitura de Palmas. Toda apresentação de resultados foi realizada pela Presidente do OS de Palmas,Ana Isabel Friedlander, que também demonstrou os números financeiros da unidade.

Clique aqui e confira o relatório apresentado

A diretora de Ouvidoria, Transparência e Combate à Corrupção do CGE de Tocantins, Katia Barcelos, opinou sobre os ingredientes para a eficiência na administração pública e o papel do Observatório Social.  “Os resultados e a parceria voluntária demonstram que o controle social é uma forte ferramenta para combater à corrupção e para contribuir com a melhoria da administração pública municipal, e as atividades preventivas realizadas pelo OS Palmas visam isso, contribuir para que os recursos públicos sejam devidamente aplicados.”

Aline Rigoni, que coordena o Núcleo de Prevenção da Corrupção da CGU/TO, falou sobre a importância da prestação de contas à comunidade. “A apresentação da Prestação de Contas do OS de Palmas foi muito importante para mostrar à sociedade que um grupo de pessoas voluntárias têm se dedicado ao controle social. Atualmente, controle social é a forma mais eficiente de cobrarmos a correta aplicação dos recursos públicos e esse ato pode fazer diferença na vida de todos os cidadãos.  Além dos resultados conseguidos, no evento foi demonstrada a importância da participação social no combate à corrupção. Essa luta é nossa e precisamos agir!”

O Observatório Social de Palmas foi criado em abril de 2015 e começou a atuar efetivamente em outubro. Tem como objetivo realizar e incentivar o exercício do controle social, atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos.

O OS faz uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço. Trabalha também no monitoramento das atividades da Câmara de Vereadores e na Educação Fiscal,  a fim de melhorar a gestão pública e, consequentemente, a vida da população local.

Como o trabalho não visa lucro, para manutenção da organização recorre-se a mantenedores, que são: Sebrae/TO, Sistema Fecomércio, Sistema Fieto,  Acipa, Organização das Cooperativas do Estado do Tocantins – OCB e a Planej Contabilidade. Além dos mantenedores, o Observatório Social possui inúmeros órgãos apoiadores.

No Brasil há mais de 100 Observatórios Sociais em 19 Estados. Juntos os observatórios sociais atuantes já contribuíram uma economia de mais de 1 bilhão de reais nos últimos 3 anos.

Conheça o trabalho do OS de Palmas/TO! Para mais informações entre em contato pelo telefone 63 3014-5763 ou pelo email observatoriosocialpalmas@gmail.com

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br