Educação Fiscal é tema de palestra em Gramado

Objetivo é propiciar a participação do cidadão otimizando os instrumentos de controles social e fiscal do Estado

22 de abril de 2015 22:25

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | | |

A Educação Fiscal é um processo que visa a construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania. O objetivo é propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles social e fiscal do Estado.

No último dia 13, foi realizada uma palestra monitorada pelo secretário adjunto da Fazenda de Gramado, Maurício Selau, e a supervisora de ICMS, Janete Alves Ranhe, no auditório da Secretaria de Educação Municipal, reunindo diretoras e professoras das escolas do município.

O intuito do programa Educação Fiscal é repassar informações burocráticas aos professores que, depois de familiarizados com o assunto, prestem explicações aos alunos interessados no tema. Tratar de valores de impostos é fundamental para o entendimento sobre gastos e aplicações de verbas aos pequenos. “A nossa ideia através desse projeto é mostrar de onde vem o dinheiro destinado à educação municipal e onde ele é aplicado. Assim, tendo um melhor discernimento sobre os gastos públicos no setor”, informa Janete.

“O Programa Nacional de Educação Fiscal é um instrumento à disposição da sociedade que objetiva: Sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo; Levar conhecimentos aos cidadãos sobre administração pública; Incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos; Criar condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão”, pondera Maurício.

O tributo é um instrumento que pode e deve ser utilizado para promover as mudanças e reduzir as desigualdades sociais. O cidadão, consciente da função social do tributo como forma de redistribuição da Renda Nacional e elemento de justiça social, é capaz de participar do processo de arrecadação, aplicação e fiscalização do dinheiro público.

O PNEF é um programa de âmbito nacional, integrado pelos Ministérios da Educação, Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Escola Superior de Administração Fazendária – ESAF e Secretarias de Fazenda e de Educação estaduais.

Para mais informações a respeito do projeto Educação Fiscal, acesse www.gramado.rs.gov.br.

Foto: Ana Pacheco  |  divulgação
Via Olá Serra Gaúcha

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br