Diretoria do OSB inicia planejamento estratégico

Evento reuniu a diretoria e ajudou a identificar oportunidades de melhoria para a Rede OSBrasil e a traçar objetivos estratégicos

28 de maio de 2016 15:37

Entre os dias 20 e 21 de maio (sexta-feira e sábado) o Observatório Social do Brasil (OSBrasil) promoveu uma reunião para definir as diretrizes de atuação da equipe técnica, diretoria e conselhos na gestão 2016/2018.

O evento foi realizado em sistema de imersão na pousada Bella Vite, em setor turístico de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba – PR, com metodologia e mediação do consultor Mário Andreuzza, representando o Instituto Sagres, uma organização com sólida experiência na condução de planejamentos estratégicos, estudos e pesquisas, consultoria e treinamentos. Conforme conduziu o planejamento estratégico do Observatório Social de Porto Alegre, também o fez gratuita e voluntariamente para o OSBrasil.

O processo de planejamento estratégico integra a proposta de gestão da nova diretoria do OSBrasil, que tomou posse em março deste ano.

Além de toda a equipe técnica do OSBrasil estiveram presentes o presidente, Ney Ribas, a maioria dos vice-presidentes e integrantes dos conselhos superior e fiscal, e convidados como o analista técnico de gestão de projetos e políticas públicas para os pequenos negócios, Gilberto Sokoloski, e o gerente da Unidade de Políticas Públicas, Bruno Quick, ambos do Sebrae Nacional, além de César Rissete, do Sebrae Paraná. O sócio da agência Fiquem Sabendo, de marketing, comunicação e mobilização,  Thiago Ermano Jorge, que está oferecendo um projeto de comunicação e marketing para a Rede Observatório Social do Brasil, também acompanhou os trabalhos, bem como o representante da produtora e mantenedora do OSB – Zero4Um Cine & Vídeo -, Iuri Fonseca.

Foram realizadas discussões sobre visão, missão e valores do OSB e, em grupos, foram levantadas questões atuais envolvendo forças, oportunidades, fraquezas e ameaças na realidade da atuação do OSBrasil e da rede.

Para Ney Ribas essa oportunidade foi valiosa. “Encontramos uma chave que organiza o trabalho da Rede OSBrasil em 3 eixos: a eficiência da gestão pública, a integridade empresarial e a participação da sociedade e do cidadão na construção do Brasil que queremos.”

A partir da compilação de resultados desta primeira fase, o trabalho continuará com a alimentação de grupos temáticos, compostos pela diretoria, até as deliberações das responsabilidades de cada vice-presidente, conselheiro e integrante da equipe técnica. O Instituto Sagres acompanhará cada nova fase até a conclusão do planejamento, que pretende delinear as estratégias para os próximos 10 anos, contando com o apoio voluntário dos colaboradores Gilberto Ceratti e Álvaro Ártico, de Porto Alegre.

Também participou do processo, o idealizador da metodologia do Observatório Social e primeiro presidente do OSBrasil, Eduardo Araújo, que manifestou seu contentamento com a profissionalização proposta pela atual diretoria e com a dimensão que o trabalho vem tomando Brasil afora. “É uma imensa satisfação ver tanta gente boa comprometida com o futuro do Brasil e fazendo do Observatório Social o melhor instrumento para envolver o cidadão na vigilância da coisa pública.”

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br