Dia Municipal Contra a Corrupção é instituído na Câmara de Vereadores

O evento, realizado pelo Observatório Social de Ilha Solteira e por entidades apoiadoras, contou com palestras de representantes da Amarribo Brasil e do Ministério Público

13 de junho de 2013 16:34

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

Na última sexta-feira (14) foi instituído na Câmara Municipal de Ilha Solteira – SP o Dia Municipal Contra a Corrupção. Além do Observatório Social local, outras entidades estiveram envolvidas na realização do evento. A programação contou com duas palestras. A primeira proferida pela Diretora de Combate à Corrupção da Amarribo – Brasil, Lizete Verillo, com o tema “A Participação Popular no Combate à Corrupção”. Na sequência um representante do Ministério Público de São Paulo abordou o tema “Atuação do Ministério Público no combate à Corrupção”. Ainda foi realizado um debate para o esclarecimento de dúvidas dos presentes.

Dia contra a corrupção

As iniciativas de combate à corrupção não se limitam a ações municipais. O Dia Internacional Contra a Corrupção é marcado por manifestações em todo o mundo. A data foi estabelecida após a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, assinada por diversos países em 9 de Dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.

No Brasil, é a Controladoria-Geral da União (CGU) que acompanha a implementação da Convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo País, que tenham como objeto a prevenção e o combate à corrupção. A última passagem pela data, em 2012, levou milhares de pessoas às ruas em várias cidades do País para participar dos atos ligados a data, na qual pediram “mão dura” e celebraram as recentes condenações dos políticos envolvidos no caso mensalão.

Área Livre de Corrupção

Difundindo algumas campanhas de combate à corrupção e valorização de condutas honestas, sobretudo na semana do Dia internacional Contra a Corrupção, o Movimento Área Livre de Corrupção é uma iniciativa difundida pelo Observatório Social do Brasil (OSB) em uma de suas frentes de atuação: a educação para a cidadania. O Vice-presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social do OSB, Ney da Nóbrega Ribas, é o idealizador da iniciativa, que foi apresentada em setembro de 2012 durante o 2º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais.

Observatório Social do Brasil Lança Movimento Área Livre de Corrupção 

O movimento emplacou mais uma campanha em abril deste ano. O vídeo, de produção voluntária, “O menino e a Bola”, foi lançado durante o 3º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais reforça a ideia do movimento: despertar nas pessoas o espírito de patriotismo e a consciência cidadã, resgatando valores e atitudes que compõem o senso coletivo de moralidade, civismo e cidadania para construção de um Brasil mais justo.

Observatório Social de Ilha Solteira

O Observatório Social de Ilha Solteira iniciou suas atividades em Janeiro de 2011 com o objetivo de acompanhar a qualidade na aplicação dos recursos públicos no município. Na fase inicial a entidade, filiada à Rede OSB cadastrou os empresários ilhenses com interesse em fornecer serviços ou produtos para os órgãos municipais e agora, entre os trabalhos que permeiam as fretes de atuação da entidade, está mais uma conquista: a instituição do 14 de junho – Dia Municipal Contra a Corrupção.

Clique aqui e confira o convite e a programação

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br