Dia da Tecnologia já tem programação definida e nomes confirmados

2º Congresso Pacto pelo Brasil ocorre de 20 a 23 de agosto, no Centro de Eventos Sistema FIEP – Curitiba/PR.

18 de agosto de 2018 18:07

Veja outras publicações das mesmas tags: | | |

Como já dito anteriormente, tecnologia é o tema do dia 22 agosto do 2º Congresso Pacto pelo Brasil. E já temos vários nomes confirmados!

O primeiro painel do dia é “Tecnologia à serviço da Transparência e Eficiência da Gestão”. A proposta é falar sobre tecnologia, ferramentas e softwares que facilitam e ajudam na transparência da informação e na eficiência da gestão pública. Os nomes confirmados para este diálogo são Kevin Berry, Engenheiro Fellow da Code for America, e Cláudio Gastal, Presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo.

Na sequência, haverá a apresentação de casos de sucesso em soluções tecnológica e inovações cívicas:  “MP em mapas”, por Dr. Eduardo Gussen, MP RJ; “Gestão da Informação para o Controle”, por Wesley Vaz Silva, Secretário de Gestão de Informações para o Controle Externo – TCU;  “LabHacker da Câmara Federal”, por Cristiano Ferri Soares de Faria, Fundador Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, Especialista em Governo Aberto, Gestor de Projetos em Inovação Cívica; “Parceria entre Open Knowledge, Serenata de Amor e FGV RJ”, pela Natália Mazotte, codiretora da Open Knowledge Brasil; “MonitLegis”, pelo vice-presidente de Tecnologia da Informação do OSB, Francisco Soeltl; “APP Tá de Pé”, pela Bianca Vaz Mondo, Gerente do projeto Obra Transparente, na Transparência Brasil;  “MonitSocial”, pelo Presidente do Observatório Social de Chapecó, Armelindo Carraro.

O segundo painel “Cidadania, Tecnologia e Gestão Pública”, será composto por Kevin Berry; Marcelo Vidal, Coordenador-Geral de Governo Aberto e Transparência do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União; Cláudio Gastal; e Stpehan Garcia, Fundador do Code for Brazil.

O dia contará ainda com uma Mesa redonda sobre cooperação no planejamento de Ações Coletivas para criação da Central de Inteligência de Dados Públicos. Os participantes são: Stephan Garcia, Natália Mazotte, Francisco Soeltl, Marcelo Vidal, Wesley Vaz Silva e Fabiano Zucco, SEO da RCC Licitações.

Para encerrar, haverá o lançamento do Escritório de Projetos –Tecnologia a Serviço do Controle Social e da Eficiência na Gestão Pública, com Marcelo Vidal, Francisco Soeltl, Stephan Garcia e Fabiano Zucco. Além disso, a RCC Licitações fará o lançamento no novo ComprasGov.

Segundo Kevin Berry: A implementação da tecnologia no espaço cívico varia entre os ambientes. “Cada ambiente requer abordagens diferentes para obter sucesso na prestação de serviços digitais governamentais eficazes”. Ele diz estar animado para saber mais sobre o espaço da tecnologia cívica dentro de outro país, pois há desafios diferentes dos Estados Unidos. “O Brasil tem uma estrutura de governo diferente e normas culturais diferentes. Estou ansioso para aprender sobre os sucessos, fracassos e aprendizados que os membros desta conferência tiveram. Espero poder compartilhar a história brasileira nos EUA, enquanto ofereço minhas perspectivas e ideias aos colegas participantes”, afirma.

Como membro do Code for America, uma ONG líder no setor de tecnologia cívica nos EUA, ele explica que espera debater experiências, para trazer uma perspectiva única e externa ao movimento no Brasil. “Na comunidade de tecnologia, muitas vezes acredita-se que a tecnologia resolverá todos os nossos problemas. A verdade é que a tecnologia sozinha não pode resolver nada.  Não é a solução. No entanto, é uma ferramenta que podemos usar para promulgar mudanças e melhorar nossa sociedade. A mudança vem de muitos fatores combinados, e em seu núcleo estão as pessoas. Não devemos esquecer nossos objetivos e valores. Devemos estar abertos e discutir nossos sucessos e nossos fracassos. Colaboração e participação apóiam novas ideias, injetam energia nos movimentos e demonstram as redes de apoio que temos”, conclui.

 

O evento – O 2º Congresso Pacto Pelo Brasil vai ser realizado entre os dias 20 e 23 de agosto de 2018, no Centro de Eventos Sistema FIEP, na cidade de Curitiba-PR. Com a temática “Governança, Integridade e Tecnologia”, o evento tem Inscrições GRATUITAS, disponíveis no site pactopelobrasil.org.br.

Em razão de ser uma proposta de alta relevância em soluções para o Brasil, o 2º Congresso Pacto Pelo Brasil tem Co realização da Alliance for Integrity, Pacto Global – Rede Brasil, Transparência Internacional (TI), Code For Brazil, Open Knowlege, Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), e já conta com importantes parceiros como: Sistema Fiep, Itaipu Binacional, Micro Power, Sebrae, Class Solutions, Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb) e Bolsa Brasileira de Mercadorias. Conta com apoio institucional da Potencial Compliance Brasil, Women Committee Compliance; Veritaz – Gestão de Riscos, Compliance e Anticorrupção e Ipacom – Instituto Paranaense de Compliance.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br