“Dia da Gestão Pública” está com programação definida

Dia 26 de agosto: intercâmbio internacional de prefeituras, órgãos e nomes confirmados entre os palestrantes

30 de julho de 2019 20:11

Gestão pública será o tema que abrirá o 3º Congresso Pacto pelo Brasil, no dia 26 de agosto de 2019. A programação do dia trará bons exemplos e tendências mundiais sobre a temática do evento, “Práticas Honestas na Relação Público-Privada”.

MANHÃ:

A parte da manhã será dedicada a um intercâmbio de prefeituras da América Latina e workshops. Estão confirmados: “Lei 13.460 e Ouvidoria Municipal”, com Thiago Ávila e Ouvidoria da Controladoria Geral da União (CGU); “Plataforma e-democracia e WikiLegis”, com o LabHacker da Câmara dos Deputados; “Controle Oficial + Controle Social”, com a Rede de Controle da Gestão Pública do Rio Grande do Sul a participação do Observatório Social do Brasil – Porto Alegre, compartilhando a boa prática sobre a gestão pública no controle do Estado; e “Compliance Público” com o Dr. Felipe Hayashi da Secretaria de Segurança do Paraná.

TARDE:

A tarde acontece a mesa redonda “Desafios e Avanços na Prevenção e Combate à Corrupção”, com os autores do livro “Carreiras Típicas de Estado – Desafios e Avanços na Prevenção e no Combate à Corrupção” e os painéis.

O primeiro é “Eficiência da Gestão Pública Municipal”, apresentando as iniciativas e melhores práticas do Intercâmbio de prefeituras da América Latina, seguido do painel “Boas práticas em transparência”, com participação de Deborah Arôxa,  Secrtetária Especial para Assuntos Federativos da Presidência da República;  Antonio Barros, Auditor Federal e Líder do Programa Tesouro Educacional, da Secretaria do Tesouro Nacional, e representante do Pacto pela Transparência da Controladoria Geral da União (CGU).

NOITE:

A noite acontecerá a abertura oficial, com a palestra magna “Perspectivas no Enfrentamento à Corrupção no Brasil”, com o Dr. João Pedro Gebran Neto, desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

NETWORKING:

Na área de networking acontecerão dois eventos: lançamento do livro “Carreiras Típicas de Estado – Desafios e Avanços na Prevenção e no Combate à Corrupção“, da autora Regina Hirosi, e a exposição fotográfica de Rosemary Eisenberg.

Para a Coordenadora Técnica do Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes (CIFAL) Curitiba, Priscila da Paz Vieira, o intercâmbio de prefeituras e o painel de instituições públicas serão ótimas oportunidades para trocas de experiências e boas práticas em integridade e transparência na América Latina.

“Espaços como estes são ricos para fortalecer as iniciativas já em curso, além de inspirar outros a desenvolver ações similares. É um momento para aproximar as lideranças que tem propósitos e compromissos com a integridade e estimular que considerem ações coletivas para o combate à corrupção”, opinou.

Segundo Deborah Arôxa, Secrtetária Especial para Assuntos Federativos da Presidência da República, é possível ver um movimento aonde todos os atores, inclusive o controle social, estão se mobilizando para fortalecer a melhoria da gestão pública e ampliar a integridade e transparência do país. “Eu vejo que é fundamental trazer a temática de gestão pública, e ter um dia dedicado integralmente ao assunto é essencial para que possamos promover uma transformação no país e gerar resultados efetivos para o cidadão e a sociedade”, declarou.

“A minha expectativa é que possamos ter discussões extremamente ricas e que seja um momento de parar e refletir, debater melhores estratégias, traçar alinhamentos, criar sinergias e construir todos juntos uma realidade diferente no nosso país, com uma governança colaborativa e promovendo o foco em resultados, contou Deborah Arôxa.

O EVENTO:

O 3º Congresso Pacto Pelo Brasil vai ser realizado entre os dias 26 e 28 de agosto de 2019, no Centro de Eventos Sistema FIEP, na cidade de Curitiba-PR. Com a temática “Práticas Honestas na Relação Público-Privada”, o evento tem Inscrições GRATUITAS, disponíveis no site pactopelobrasil.org.br

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br