Depois de Irati, Observatório Social pode ser implantado em Prudentópolis

Reunião na noite do dia 04 deu início aos trabalhos de implantação do Observatório Social (OS). Entidade foi criada em Irati, no mês passado

04 de dezembro de 2012 17:22

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

“Nesta terça-feira às 20 h começamos a pintar de luzes a face obscura de Prudentópolis”. Com essa frase o Movimento Fé e Política de Prudentópolis tentou mobilizar a população para a reunião que aconteceu na terça-feira (4), na sede Mariana,  com objetivo de iniciar os trabalhos de implantação do Observatório Social (OS) no município.

Criado com o intuito de monitorar as compras da administração através de um controle preventivo para que o dinheiro público seja aplicado de forma correta, os Observatórios Sociais têm destacada participação ao evitar a corrupção na política brasileira.

De acordo com o presidente do Observatório Social de Ponta Grossa, Ney da Nóbrega Ribas, a principal diretriz do movimento é criar instrumentos e ferramentas para que o cidadão possa acompanhar como está sendo investido e de que forma são aplicados os recursos. Opinião semelhante tem a representante do Observatório Social de Curitiba, Ronie Enara Rodrigues, que também conversou com a equipe da Najuá, e explicou sobre os benefícios que a entidade trouxe para os 29 municípios do Paraná onde o movimento já foi implantado.

“Temos a função de informar às pessoas que existem ferramentas para que o cidadão possa participar e fazer sua contribuição para a melhoria da gestão pública. Esse é o papel fundamental do Observatório. Queremos fazer com que a população conheça mais o que é de sua competência e sobre o recurso público é constituído pelos impostos que todos nós pagamos. Nós temos o direito e dever de acompanhar a aplicação desses recursos”, enfatiza Ronie.

Vale destacar que Irati foi o 30º município do Estado a implantar o Observatório Social. Em reunião no dia 22 de novembro foi concretizada a formação da diretoria e dos conselhos fiscal e consultivo da nova entidade iratiense.

Via Rádio Najuá

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br