Curso promovido por Observatório Social e CGU capacita vereadores de Irati

O objetivo foi fornecer subsídios para o efetivo exercício da função do legislativo visando melhor aplicação dos recursos públicos

13 de julho de 2015 01:56

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | | | | |

No último dia 16 foi realizado  no plenário da Câmara Municipal de Irati – PR, o 1º Curso de Capacitação de Vereadores da região. O evento foi realizado pelo Observatório Social de Irati e pela Controladoria Geral da União, com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal. O curso “O vereador e a Fiscalização dos Recursos Públicos Municipais” objetivou fornecer subsídios para o efetivo exercício da função fiscalizadora por parte dos membros do poder legislativo, com vistas à melhor aplicação dos recursos públicos.

Durante a abertura do evento, o Presidente do Observatório Social de Irati, Vanderlei Luiz Zarpellon agradeceu a participação das lideranças de toda a região e a todos que de alguma forma envolveram-se na realização deste importante evento, que visa o exercício da cidadania democrática e apartidária, contribuindo para a melhoria da gestão pública.

O Chefe da Controladoria Regional da União no Paraná, Moacir Rodrigues de Oliveira, que também participou da abertura, afirmou a necessidade de se construir um país melhor, frisando a importância  do conhecimento técnico neste contexto para que não ocorram falhas na aplicação dos recursos. Segundo Oliveira, a fiscalização do trabalho e do que é realizado com o dinheiro público precisa ser do interesse da população, pois as políticas públicas são de interesse de todos aqueles são beneficiados por elas.

Também na composição do início do evento, o vice-presidente do Observatório Social do Brasil e Presidente do Observatório Social – Seção Campos Gerais, Ney da Nóbrega Ribas, destacou o momento histórico que o país vive hoje de falência na estrutura política nacional. “A sociedade é composta de pessoas de bem, porém, hoje, estamos vivendo uma crise de lideranças, onde se perderam os valores adquiridos pelos antepassados. Estamos diante de uma página negra da corrupção”, salientou Nóbrega parabenizando Irati que está difundindo “a semente da cidadania em solo fértil”.

O prefeito Odilon Burgath agradeceu a iniciativa do Observatório em realizar o curso em Irati. “Uma ferramenta indispensável para futuros vereadores. Precisamos ser otimistas, temos importantes lideranças na condução deste processo, nem tudo está perdido. Vamos aperfeiçoar e lutar pelo bom uso do dinheiro público”, ressaltou o prefeito citando uma frase de José Saramago “Os homens são anjos nascidos sem asas, é o que há de mais bonito, nascer sem asas e fazê-las crescer”.

O Presidente da Câmara Vilson Menon afirmou que, hoje, o Brasil vive uma crise moral e ética. “Calúnias estão sendo disseminadas nas redes sociais sem embasamento nenhum e as pessoas estão desacreditadas, imagens de pessoas do bem estão sendo denegridas. Precisamos transformar essa realidade, formando novas lideranças que conduzam com ética e força o sistema político, fazendo nosso país crescer sem corrupção”.

Na sequência, o Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, Eduardo de Biaggi iniciou as atividades do curso. Foram abordados diversos assuntos relacionados às responsabilidades do vereador, e controle e fiscalização de gastos públicos. Biaggi frisou importância do aumento no desenvolvimento de ações como essa, segundo o analista é muito vasta a variedades de conteúdos a ser repassado e maior ainda o número de pessoas a ser atingido por esta capacitação.

Logo após as explanações, os participantes debateram e fizeram questionamentos acerca da transparência, exercício do controle social por parte da população, Lei de Responsabilidade Fiscal, controle patrimonial, entre outros assuntos.

Participaram da abertura do evento, além dos representantes do Observatório Social e da CGU, o Juiz Substituto da Comarca de Irati, José Guilherme Xavier Milanezi; o Promotor de Justiça, Raphael Fleury da Rocha; o Presidente da Ordem dos Advogados da Subseção de Irati, Plínio Roberto Fillus; vereadores, suplentes e lideranças de toda a região, representantes de entidades, empresários, trabalhadores do setor público e privado, secretários municipais, conselheiros e demais convidados.

Olho Vivo no Dinheiro Público

Também foi realizado na Câmara Municipal, nos dias 17 e 18, o 1º Curso de Capacitação “Olho Vivo no Dinheiro Público” da Região de Irati, com objetivo de estimular os cidadãos, nos diversos municípios, a atuar para a melhor aplicação dos recursos públicos.

A iniciativa busca prover o cidadão de instrumentos efetivos para realizar o controle do uso dos recursos públicos. Por isso, além de exposições teóricas, foram realizadas atividades presenciais de fiscalização, com inspeções físicas nas escolas municipais e nos postos de saúde.

Participaram das atividades: conselheiros municipais, lideranças comunitárias, agentes públicos e membros da Sociedade Civil de Irati e de municípios vizinhos, entre outros.

Sobre o palestrante

Eduardo de Biaggi ocupou o cargo de Chefe da Controladoria regional da União no Estado do Paraná entre 2004 e 2008, é Bacharel em Administração pela Universidade Mackenzie, de São Paulo, e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba.

Com Informações da assessoria da Câmara Municipal de Irati, Amcespar e Observatório Social de Irati
Foto por Observatório Social de Irati

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br