Curitiba sedia edição do Diálogo Público dia 27 de maio

Evento terá palestras de licitações e contratos, convênios, obras e controle interno

14 de maio de 2014 18:16

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | |

Curitiba – PR sedia no próximo dia 27 de maio, no Teatro Canal da Música, o evento Diálogo Público – Para Melhoria da Governança Pública no Estado do Paraná. O Diálogo Público, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), está passando por várias cidades brasileiras, como Florianópolis – SC (29/04), Brasília – DF (13/05), João Pessoa – PB (20/05), e São Luís – MA (29/05).

O evento trata-se de uma iniciativa do TCU que busca estimular as boas práticas na gestão pública. O tribunal intensificou o contato com gestores regionais de todo o Brasil por meio dos diálogos públicos, encontros que têm o intuito de fornecer orientações sobre a aplicação de recursos públicos, evitar problemas recorrentes e estimular o controle social. O objetivo, em 2014, é apresentar uma nova diretriz para o controle da gestão: Governança.

Segundo o presidente do TCU, Ministro Augusto Nardes, o TCU, sem abrir mão de apurar a legalidade dos atos da administração, também busca atuar de forma mais pedagógica para auxiliar gestores a adotar medidas que evitem, já na origem, irregularidades que se repetem ano após ano, como sobrepreço, superfaturamento, licitação irregular, falta de projetos básico ou executivo, e inadequados estudos ambientais.

Para o presidente, parte da solução para tais dificuldades passa pela governança. Direcionar, avaliar e monitorar são conceitos fundamentais, como estratégias de desenvolvimento de um projeto de longo prazo para o Brasil: “sem governança, a corrupção consegue se instalar facilmente”, afirma o presidente.

Luiz Gustavo Gomes Andrioli, secretário de controle externo do TCU no Estado da Paraná (Secex-PR), acredita na aproximação do TCU com os gestores e cidadãos. “Ainda somos um órgão de controle um pouco distante da despesa pública e das diversas realidades da gestão pública do nosso País. Desse modo, eventos como este servem também para sensibilizar nossos funcionários da árdua, porém maravilhosa, missão que nos foi incumbida, ou seja, de fiscalizar o recurso federal repassado e possibilitar ao cidadão a entrega de melhores serviços”, afirma o secretário.

Parceria com Observatório Social do Brasil

Andrioli também fala sobre a importância do observatório Social do Brasil e a parceria entre as entidades pode gerar de positivo. “Tenho interagido bastante nos últimos anos com o presidente Ater Cristófoli e outros colegas que atuam de maneira brilhante na gestão dos observatórios e creio que eles podem atestar a minha empolgação e admiração pelo serviço que prestam. Os órgãos de controle não tem estrutura para o acompanhamento pari passu das despesas públicas, sobretudo nos municípios; assim, ter parceiros, a exemplo dos observatórios, é algo estratégico e importante para nós agentes públicos do controle”. Os observatórios despertam, em um primeiro momento, a importância do envolvimento do cidadão na gestão pública, na cobrança por melhores serviços públicos, aspecto que ainda pode evoluir na cultura brasileira”, completa Andrioli.

Na edição curitibana do Diálogo Público, serão ministradas palestras de licitações e contratos, convênios, obras e controle interno, tendo, como exemplo, uma palestra do diretor de Contas Municipais do TCE/PR, Dr. Akichide Walter Ogasawa, que falará sobre a “Nova Contabilidade Pública e sua Repercussão para os Municípios Paranaenses”. O evento é uma parceria do TCU com o TCE-PR, a Controladoria-Geral da União e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Confira aqui a programação.

Serviço

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br