Curitiba recebe 6º Encontro do Observatórios Sociais do Paraná

Evento é realizado no dia seguinte ao 3º Fórum Transparência e Competitividade da FIEP e à ação 1/2018 do Plano Nacional de Combate à Corrupção

18 de maio de 2018 12:52

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | | | |

Na próxima terça-feira (22) o Observatório Social do Brasil (OSB) realizará, em parceria com o OSB – Curitiba, o 6º Encontro do Observatórios Sociais do Paraná. Evento será em Curitiba (PR), no auditório do Sindicato das Indústrias Gráficas do Paraná (SIGEP), das 09h às 17h com jantar de encerramento às 20 horas.

O objetivo é reunir representantes dos 32 observatórios sociais que integram o Sistema OSB no Paraná, Estado com o maior número de observatórios constituídos.

Os encontros estaduais têm o objetivo de fortalecer o Sistema OSB em cada região, alinhando ações e promovendo a troca de experiência entre os observadores. As discussões envolvem o compartilhamento de boas práticas, gestão e definição das próximas ações.

Painéis temáticos reunirão personalidades como a de Mauro Munhoz, Diretor Geral de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), para falar sobre o Portal de Informação para Todos e como os observatórios podem interagir com a ferramenta; o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Thiago Zagatto abordará o tema “O preço de referências nas contratações públicas”. Além dos painéis serão tratados temas como, “Gestão de voluntários”, “Sustentabilidade” e “Boas práticas”, incluindo experiências relacionadas à sustentabilidade e captação de recursos.

Ações para a conscientização nas Eleições de 2018 serão apresentadas pelo coordenador do movimento Vote Bem, da Federação das Indústrias do Estado do paraná (FIEP), Dorgival Lima Pereira.

Estarão presentes para mediação  e coordenação de boa parte da programação o presidente do OSB, Ney Ribas, e a diretora executiva, Roni Enara.

Clique aqui e confira a programação completa

Se você pertence a um Observatório Social no Paraná ou deseja conhecer mais sobre o trabalho dos observatórios no Estado, compareça!

3º Fórum de Transparência e Competitividade

No dia anterior ao encontro estadual, será realizado na FIEP o 3º Fórum de Transparência e Competitividade, e, como apoiador o OSB estende o convite aos representantes dos observatórios sociais do Paraná a prestigiarem a programação. O tema desta edição é “Corrupção e seus efeitos negativos”. Os convidados abordarão o papel dos gestores e empresas contra a corrupção. Independente do porte da empresa, manter um programa de compliance e uma gestão transparente, em que todos os trabalhadores possuam instrução sobre o assunto, é o caminho para uma gestão mais eficaz. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso será o principal palestrante do encontro.

Plano Nacional de Combate à Corrupção

Paralelamente também é realizada a primeira ação do Plano Nacional de Combate à Corrupção da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). A Ação 1/2018 é coordenada pelo DRCI/SNJ, juntamente com a AGU e o MJF, e vai “Elaborar e aprovar Plano Nacional de Combate à Corrupção”. Será o primeiro dos eventos regionais previstos, realizado no dia 21 (segunda-feira), na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A ideia é que participem, agentes públicos, sociedade civil e cidadãos que possam contribuir com ideias e propostas para a elaboração do Plano. As inscrições são gratuitas e limitadas. Para participar, clique aqui e preencha o formulário eletrônico disponibilizado pela Secretaria Executiva.

Para mais informações e confirmações do 6º Encontro do Observatórios Sociais do Paraná entre em contato com o OS Curitiba – Coordenador: Gustavo pelo e-mail curitiba@osbrasil.org.br  ou telefone (41) 3307-7052 ou então com o o OSB em secretaria2@osbrasil.org.br (Camila) e sao@osbrasil.org.br (Cristina)  41 3307-7058

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br