CRCTO integra Observatório Social do Tocantins

Coordenado pelo chefe da CGU no Tocantins, Leonel Alves de Melo, a reunião foi uma apresentação sobre o funcionamento do Observatório

17 de novembro de 2014 19:48

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO), Sebastião Célio Costa Castro, participou nesta quinta-feira (13) de reunião realizada pela Controladoria Geral da União (CGU) para a concretização do Observatório Social do Tocantins. O encontro, realizado no fim da tarde, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins, reuniu representantes da sociedade organizada, instituições clássicas e órgãos não governamentais.Coordenado pelo chefe da  CGU no Tocantins, Leonel Alves de Melo, a reunião foi uma apresentação sobre o funcionamento do Observatório, que é um movimento social apartidário, que entre outras funções fiscaliza a aplicação de recursos públicos. No Tocantins o projeto ainda está em fase de implantação, buscando parcerias, mas já funciona em outros 15 estados, somando 89 observatórios em todo o Brasil.

O presidente Célio Castro participou juntamente com a conselheira do CFC Vânia Labres e da contadora Edna Gomes, coordenadora estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil. “Nós já estamos dentro desse projeto, contem com o CRC. Hoje somos mais de 3 mil contadores e temos condições e muita vontade de colaborar, essa será uma de nossas missões e junto à sociedade”, garantiu Castro.

Vânia Labres, que também é coordenadora nacional do Programa de Voluntariado, relembrou que o Conselho Federal foi um dos responsáveis pela implantação do Observatório Social Nacional. “Temos a experiência nacional e queremos trabalhar aqui no Tocantins também”, afirmou.

A implantação do Observatório no Estado também animou a contadora Edna Gomes. “Estou muito feliz, estava contando a hora do Tocantins ter o seu Observatório, nossos 170 voluntários estão à disposição desta causa”.

Evento de Apresentação

No Tocantins um grupo de 15 pessoas interessadas no movimento já realizou sete reuniões, além de divulgar e ganhar o apoio de conselhos de classe. O próximo passo será a realização de um grande evento de apresentação do Observatório para a sociedade, previsto para acontecer no dia primeiro de dezembro. Na oportunidade será realizada a palestra “Observatório Social do Brasil como Ferramenta Eficaz de Controle Social”, com a presença de Roni Enara, diretora executiva do Observatório Brasil e o vice-presidente da instituição Ney Ribas.

Via Surgiu

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br