Cooperação entre OSB e CFC já dura 11 anos

Renovação de Cooperação Técnica entre o OSB e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

12 de dezembro de 2019 12:34

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | |

A parceria entre o Observatório Social do Brasil (OSB) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi renovada por mais 2 anos. A reiteração do acordo de cooperação aconteceu nesta quinta-feira (5), durante a 1.058ª Reunião Plenária Ordinária do CFC, e foi formalizada através da assinatura do vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças do OSB, Pedro Gabril e o presidente do CFC, Zulmir Breda.   

Esta parceria já acontece desde 2008, tendo em 2014 o primeiro contrato formal entre as duas entidades. “É fundamental esse trabalho realizado pelo Sistema CFC/CRCs, que incentiva os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização dos Observatórios Sociais nos municípios”, ressaltou Zulmir Breda.

Em 2019, o Sistema OSB alcançou a marca de 150 Observatórios Sociais em 17 estados brasileiros. Por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), o CFC mantém o subprograma Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais, que contribui para a criação de novos observatórios locais, além de promover a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal, a fim de propor aos governos locais a adequada transparência na gestão.

Para Pedro Gabril, os observatórios têm uma relação muito próxima com o Conselho Federal desde a sua criação. “O CFC é um dos membros fundadores do Observatório Social do Brasil. O projeto realizado de natureza social, gratuita e de forma voluntária dignifica todos os que contribuem com as questões-chave do país, que são o controle dos gastos públicos, o combate à corrupção e a lavagem dinheiro”, ressaltou.

 

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br