COM SUCESSO E PONTUAL 4º PACTO PELO BRASIL e V INTEGRA COMPLIANCE ACROSS AMÉRICAS, COMEÇOU!!!

Uma noite extraordinária, assim se qualifica a Abertura Oficial dos Congressos 4º Pacto Pelo Brasil e V Integra Compliance Across Americas, com a presença do excelentíssimo senhor Ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário.

Ancorado por Leticia Sugai, referência nacional em Compliance, e Ney Ribas, ex-presidente do Sistema OSB e Coordenador Nacional da Força Tarefa Cidadã, o formato digital foi a grande inovação para a edição de 2020.

Presentes na cerimônia de abertura, falaram ao público Zulmir Breda (Presidente do Conselho Federal de Contabilidade), Juliana Nascimento e Anne Prudêncio (Fundadoras do Compliance Women Committee), além da presidente do Sistema OSB Belonice Sotoriva e do presidente do Instituto ARC e ESENI, Giovani Saavedra, anfitriões do eventos.

O evento ocorre de 25/08 a 18/09 pautado em 3 pilares: INTEGRIDADE – INOVAÇÃO – GESTÃO PÚBLICA, sob o Tema TRANSFORMANDO PELA INTEGRIDADE.

Belonice Sotoriva, com discurso histórico oficializou a abertura do evento, saudou a todos e enfatizou “É por nossas cidades que fazemos isso diariamente, é por nossos filhos e netos que queremos deixar um legado, é por nosso querido Brasil que todos os dias nos orgulhamos de dizer que nosso sobrenome é OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL. Somente a união fortalece os laços. Vamos fazer a nossa parte pelo Brasil que merecemos: livre de corrupção, íntegro e justo!”

Da mesma forma, Giovani Saavedra, presidente do Instituto ARC e da ESENI, falou da importância da união dos dois congressos, focados em temas propositivos e na construção de uma cultura da integridade no Brasil. “A consolidação do V Integra Compliance Across Américas é fruto do reconhecimento da nossa liderança no segmento de compliance e ética corporativa no âmbito nacional e internacional”.

Em sua fala, o Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, reforçou o apoio institucional ao evento, destacou os laços com o Observatório Social do Brasil por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil e garantiu “O Conselho Federal de Contabilidade está empenhado de corpo e alma neste projeto… Estimulamos a participação assim como a criação de Observatórios Sociais em várias cidades”.

 

Encerrando a cerimônia de abertura, Ministro Wagner falou da sua honra em representar o Governo Federal “com esse tema importantíssimo Transformando Pela Integridade… onde colocamos empresas, a sociedade organizada e o governo, podemos realmente discutir uma estratégia que abarque todos esses aspectos, porque só assim nós seremos capazes de mudar nosso país.”

 

ASSISTA A ABERTURA OFICIAL AQUI.

PAINEL TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO E COMPLIANCE

Mediado por Giovani Saavedra, presidente do Instituto ARC e ESENI, o Painel TENDENCIAS CONTEMPORÂNEAS DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO E COMPLIANCE trouxe à pauta um rico debate sobre os caminhos no Brasil nas práticas da implantação de ferramentas e programas de integridade e enfrentamento à corrupção.

A mesa virtual foi composta por Wagner Rosário, Ministro da Controladoria-Geral da União, Bruno Brandão, da Transparência Internacional no Brasil, Christian Lamboy, gerente de Governança Riscos e Compliance, Juliana Nascimento, do Compliance Women Committee e Reynaldo Goto, Chief Compliance Officer da BRF.

Altamente qualificado, o debate apresentou ao público o ponto de vista da sociedade, governo e iniciativa privada sobre a agenda da integridade e os caminhos do Brasil, medidas de prevenção à corrupção, transparência e também sobre a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Bruno Brandão apresentou o ranking da transparência de estados, capitais e do governo federal, destacou o protagonismo dos Observatórios Sociais no monitoramento da transparência das compras do Covid-19 nos municípios onde estão presentes e enfatizou a importância da união de esforços pela causa da transparência e anticorrupção, causa de todos os brasileiros.

Reynaldo Goto, presença especial em todos os eventos do Sistema OSB e do Instituto ARC, comentou sobre a importância da utilização de estratégias, tanto no setor público, quanto privado, inclusive na detecção de fraudes como a ocorrida recentemente no programa de auxílio emergencial do Governo Federal, fazendo a analogia “detectar fraudes é como procurar agulha no palheiro, mas tendo um bom detector, se descobre”.

Christian de Lamboy, alemão residente no Brasil, compartilhou sua impressão de que os brasileiros imaginam ter um país pior do que realmente é, destacando que se deve considerar as conquistas já alcançadas pelo Brasil, não apenas o que ainda é preciso alcançar.

Na sua fala, Juliana Nascimento comentou a relevância da ética, integridade e transparência na economia, também falou que “neste momento de dificuldade em todos os contextos atuais, as implementações de ferramentas de compliance em favor da ética e da transparência não podem parar”.

Em sua fala de encerramento o Ministro Wagner Rosário comentou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, ponderou sobre se adotar uma postura inicial mais educativa, não punitiva, mencionou a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), agência do governo federal responsável pela fiscalização da lei, e disse “espero que ela procure entender as realidades da área pública e da área privada” para que a lei seja bem aplicada. Sugeriu aos profissionais que seguirem na área de proteção de dados que usem como referência a aplicação de leis estrangeiras similares para que se tenhamos, no Brasil, os melhores resultados possíveis. Finalizando, lembrou que o Governo Federal não investiu apenas em mecanismos de repressão à corrupção, mas em diversas áreas preventivas, pedindo o apoio da sociedade e frisou “… precisamos valorizar o avanço da implementação de planos de conformidade na Estrutura Pública Federal, mesmo em fases diferentes”.

O CONGRESSO de 25/08 a 18/09

Com toda a sua programação sendo transmitida ao vivo no YouTube no @ComplianceCanal grande evento consiste na fusão dos dois eventos sobre Gestão Pública, Inovação e Integridade e Compliance: o 4º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL, idealizado e realizado pelo Observatório Social do Brasil e o V CONGRESSO INTEGRA – COMPLIANCE ACROSS AMÉRICAS, organizado e idealizado pelo Instituto ARC – Auditoria, Riscos & Compliance e a ESENI – Escola Superior de Ética Corporativa Negócios & Inovação. 

A união desses dois eventos surgiu da percepção de que apenas o trabalho conjunto pode, de fato, mudar o Brasil pela integridade. De um lado, o Instituto ARC acredita no Pacto pelo Brasil e pretende, com essa união, mostrar que a área de Compliance não é somente um espaço para networking, de uma técnica ou um serviço para ser comercializado, Compliance é muito mais do que isso: é uma forma de vida. Ser agente de Compliance é ser um agente de mudança, por isso busca sinalizar com essa união que o Congresso Integra – Compliance Across Américas pretende já na maneira como organiza o Congresso demonstrar a preocupação com a mudança e com a Transformação pela Integridade.


De outro lado, o Observatório Social do Brasil (OSB) pretende ampliar o alcance do Pacto pelo Brasil com essa parceria, a sua inserção no mundo empresarial e qualificar a programação reservada para o eixo da integridade de seu evento. O OSB entende que seu objetivo de contribuir para a eficiência da gestão pública por meio do exercício da cidadania, de forma democrática e apartidária, concretiza-se de maneira mais eficiente através dessa união. 


Portanto, a união dos dois eventos vem contribuir para implementação da cultura da Integridade, tanto na iniciativa privada quando na esfera pública, abrindo portas para uma nova era! Venha conosco, seja um agente de mudança, participe do 4º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL e do V CONGRESSO INTEGRA – COMPLIANCE ACROSS AMÉRICAS! Inscreva-se já!

NOVO SITE Conteúdo, Palestrantes, Inscrições e Muito Mais

Neste ano o Observatório Social do Brasil, o Instituto ARC – Auditoria, Riscos & Compliance e a ESENI – Escola Superior de Ética Corporativa Negócios & Inovação uniram esforços para fazer um grande evento, cujo tema principal é TRANSFORMANDO PELA INTEGRIDADE. 

ACESSE AGORA    

A novidade para esta edição é o novo site do evento que busca, além de informar, ter uma interatividade maior com o público, atualização de notícias, grade de palestrantes e tudo sobre o 4ºCONGRESSO PACTO PELO BRASIL e do V CONGRESSO INTEGRA – COMPLIANCE ACROSS AMÉRICAS.

Vale lembrar que o visitante também poderá ter acesso aos episódios dos programas pré-Congresso, realizados em formato de Talk Show, além de toda a programação, ao vivo, no @CanalCompliance no YouTube.

 

LEIA MAIS EM bit.ly/transformandopelaintegridade

 

#juntosnopactopelobrasil #complianceacrossamericas

#sigaocanalcompliance #compliance #complianceacrossamericas #integra #canalcompliance #sigaosdobrasil #juntosnopactopelobrasil #controlesocial #integridade

HASHTAG OFICIAL: #transformandopelaintegridade

CONGRESSO PACTO PELO BRASIL 2020 – virtual

INTEGRA COMPLIANCE ACROSS AMÉRICAS – virtual

– REALIZAÇÃO:

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL – www.osbrasil.org.br

INSTITUTO ARC – www.instituto-arc.com

ESENI – ESCOLA SUPERIOR DE ÉTICA CORPORATIVA de NEGÓCIOS e INOVAÇÃO – www.eseni.com.br

 

– EQUIPE DE APOIO/ORG:

Roni Enara – roni.enara@osbrasil.org.br / 041-9-9911-3638

Leticia Cardoso – assessoria@osbrasil.org.br / 041-9-9988-6896

 

– QUERO APOIAR:

Kênia Abreu – desenvolvimento@osbrasil.org.br / 041-9-9991-8989

 

– OLÁ IMPRENSA/COMUNICAÇÃO:

Felipe Alves – imprensa@osbrasil.org.br / 041-9-9988-6849

 

 

DA REDAÇÃO SISTEMA OSB

 

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO: Jean Pedroso

TEXTO/REVISÃO: Felipe Alves, Roni Enara e Leticia Cardoso

ARTE: Eliz Helena

ARTE FINAL/PUBLICAÇÃO: Mateus Porfirio

COLABORAÇÃO: Kenia Abreu

PATROCÍNIO:

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br