CGU vai fiscalizar a aplicação de recursos em municípios do Piauí

Simplício Mendes e Capitão de Campos estão entre os 60 municípios sorteados que terão apuração de denúncias

04 de fevereiro de 2015 15:42

Veja outras publicações das mesmas tags: | | |

A Controladoria-Geral da União (CGU) vai realizar fiscalização na aplicação de recursos federais destinados à execução de programas do Governo federal nas cidades de Simplício Mendes e Capitão de Campos. Os dois municípios piauienses estão entre os 60 sorteados pela Controladoria para apuração de denuncias e representações encaminhadas a CGU por órgãos de fiscalização.

Entre os problemas identificados pela CGU, com maior frequência, estão fraudes em processos licitatórios, falta de medicamentos, condições inadequadas de armazenagem de alimentos destinados à merenda escolar, superfaturamento de preços e pagamento por serviços não realizados.

Desde 2003, já foram fiscalizados 2.144 municípios. As ações de controle já analisaram R$ 21 bilhões transferidos pelo Governo Federal. Os relatórios contendo os resultados dos sorteios são publicados no site da CGU, após serem devidamente encaminhados aos Ministérios gestores das políticas públicas, possibilitando a adoção de providências para a correção das irregularidades verificadas.

A iniciativa faz parte da 40ª edição do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos, que busca conferir maior transparência e visibilidade à gestão governamental, a fim de assegurar a correta aplicação dinheiro público, em benefício da sociedade, de modo a inibir e combater a corrução e fomentar o controle social.

Por João Magalhães
Via Portal O Dia

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br