EBT - Avaliação 360° - 2ª Edição


A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU. Na EBT – Avaliação 360º houve uma mudança para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet). Nesta avaliação foram incorporados aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outras. Com a aplicação da EBT como prática institucional, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas por estados e municípios na promoção do acesso à informação.

Saiba mais

Avaliações de Transparência Pública

A Controladoria-Geral da União (CGU) acredita que a transparência é o melhor antídoto contra a corrupção e que funciona como mecanismo indutor de gestões públicas responsáveis e abertas à participação social. Por isso, a CGU tem desenvolvido avaliações da transparência nos entes públicos. Neste site é possível conhecer as avaliações já desenvolvidas pela Controladoria.

Saiba mais

Saiba como você pode aprimorar a transparência em seu município ou estado

É importante que os instrumentos de transparência cada vez mais tenham foco no cidadão e contribuam para que a sociedade controle e monitore a execução de políticas públicas. Tendo isso em vista, a CGU compilou diversas orientações aos gestores públicos.

Veja as orientações

EBT - Avaliação 360° - 2ª Edição

Passe o mouse/toque sobre as escalas e isole a visualização
  • 0 - 1,99
  • 2 - 3,99
  • 4 - 5,99
  • 6 - 7,99
  • 8 - 9,99
  • 10
Média dos municípios
Nota 6,86
Média dos estados
Nota 8,84
Média das capitais
Nota 8,78