CGU e Alliance lançam aplicativo para promover integridade nos órgãos públicos

Evento acontecerá nesta terça-feira (12). Ferramenta se baseia no mecanismo de autoavaliação com indicações de conteúdo sobre o tema

11 de junho de 2018 17:09

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | |

O Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) e a Alliance for Integrity lançam, nesta terça-feira (12), às 11h, em Brasília (DF), a versão para o setor público da ferramenta digital TheIntegrityApp. A cerimônia de abertura contará com as presenças do ministro da Transparência, Wagner Rosário; do embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel; e da diretora da Alliance for Integrity, Susanne Friedricht.

Criado com o propósito de estimular o fortalecimento de práticas de integridade, o aplicativo se baseia no mecanismo de autoavaliação para que as instituições identifiquem como estão em relação a essas práticas. Os órgãos públicos deverão responder a um questionário de 25 perguntas, cuja pontuação vai de 0 a 100. De acordo com os resultados, as instituições recebem indicações de conteúdos que mostram como implementar e aprimorar suas práticas de integridade.

A solução digital foi desenvolvida para que empresas e instituições públicas avaliem as condutas adotadas e aumentem os mecanismos de integridade, sem um processo externo de certificação. O uso do aplicativo como ferramenta de gestão é um indicador relevante do compromisso da alta direção quanto à integridade e conformidade, prevenindo a ocorrência de práticas de corrupção.

A Alliance for Integrity lançou o aplicativo para setor privado no Brasil em novembro do ano passado. A primeira versão do TheIntegrityApp foi criada para empresas interessadas em integridade e que fazem negócios entre si ou com o poder público. Saiba mais sobre a ferramenta

Alliance 

A Alliance for Integrity é uma iniciativa global de múltiplas partes interessadas, promovida pelo setor empresarial, que busca incentivar transparência e integridade no sistema econômico. A Alliance, criada há três anos, é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência de cooperação técnica alemã.

Serviço 

Lançamento do Aplicativo TheIntegrityApp – Setor Público

Data: Terça-feira, 12 de junho de 2018
Local: Auditório da CGU – Setor de Autarquias Sul (SAS), Quadra 01, Bloco A, Edifício Darcy Ribeiro, Brasília (DF)
Horário: 11h às 11h30 (Abertura) e 11h30 às 12h (Apresentação do TheIntegrityApp)

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br