Caxias do Sul constitui Observatório Social

O OS conta com a participação de sindicatos patronais e é coordenado pela diretoria executiva da CIC de Caxias do Sul

17 de dezembro de 2015 20:15

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

O integrante da organização no Brasil, Pedro Gabril, esteve em Caxias do Sul – RS na última segunda-feira (14) para a fundação do Observatório Social em Caxias do Sul – RS.

Ele destaca que na atuação da entidade o primeiro passo é alertar a prefeitura caso forem encontrados erros nos processos. A partir disso, se não houver atitude positiva por parte do governo municipal, o grupo fica encarregado de recorrer ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas.

Segundo Gabril não há atrito entre os grupos e os governos, a menos que o gestor já tenha a intenção de efetuar negócios questionáveis dentro do setor público. “A relação é boa e não costuma haver atrito quando o gestor público tem bons propósitos e quer acertar. Só tem havido algum problema no relacionamento dos observatórios com a administração naqueles municípios onde o gestor já assumiu com intenção de fazer algum negócio excluso. Mas na maioria dos casos essa relação é suave, é harmônica, produtiva e proativa”, comenta.

Porto Alegre conta com um Observatório há um ano. Cinco licitações foram canceladas pela administração com o alerta do grupo. O Observatório de Caxias do Sul conta com a participação de sindicatos patronais e é coordenado pela diretoria executiva da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.

Ronaldo Tomazzoni, presidente do Observatório Social de Caxias do Sul, fala sobre o grupo criado recentemente e o trabalho de fiscalizar o poder público.

CLIQUE AQUI e ouça a entrevista de Tomazzoni à Rádio Caxias.

Com informações da Rádio Caxias e Rádio São Francisco

 

 

 

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br