Capacitação marca o início das atividades do Encontro Nacional

O objetivo é treinar os colaboradores dos observatórios sociais e esclarecer dúvidas sobre a utilização da nova ferramenta de cadastramento de empresas que concorrem a licitações nos municípios, o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM)

11 de abril de 2013 17:10

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

Começam nesta quinta-feira (11) as atividades do 3º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais, que será aberto oficialmente na sexta-feira (12) e prosseguirá até sábado (13). Nesta quinta, será realizada uma capacitação sobre o novo Sistema Integrado de Monitoramento (SIM). Ministrarão o treinamento Eliel Pereira, desenvolvedor da DB1 Informática – empresa de Maringá – PR desenvolvedora de softwares e soluções para a internet que concebeu o novo SIM e é apoiadora do OSB – e o especialista em licitações e orientador do SIM, Fernando Otero – representando a Sociedade Eticamente Responsável (SER) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) no projeto.

Segundo a Diretora Executiva do OSB, Roni Enara, está prevista a participação de 30 pessoas de 20 Observatórios Sociais de nove estados brasileiros: Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

A capacitação tem objetivo de treinar os colaboradores dos observatórios e esclarecer dúvidas sobre a nova ferramenta. O sistema, criado em 2009, que vinha sendo utilizado por alguns observatórios antes do novo SIM, foi reformulado em uma nova plataforma e recebeu várias melhorias. Entre elas, a possibilidade de utilização on-line, um visual mais agradável, novas funcionalidades e possibilidade de importar e exportar planilhas, evitando o trabalho de cadastrar item por item.

O SIM – É uma ferramenta de cadastramento de empresas que podem participar de licitações nos municípios. Por meio dela, pode-se filtrar as instituições por nome, ramo de atividade, além de facilitar a divulgação dos editais de licitação à empresas específicas. Segundo Alisson Muccio, Gestor de Escritório de projeto da DB1 Informática, que apresentou a solução no segundo 2º Nacional dos Observatórios Sociais, realizado em setembro do ano passado, a utilização do sistema irá otimizar o tempo e aumentar o controle dos processos de auditoria das licitações realizadas nos municípios do Brasil, de forma a evitar fraudes e reduzir os valores das licitações. “Uma das queixas que recebemos foi de que o sistema antigo travava de vez em quando. Essa nova plataforma não terá esse problema”, frisa Alisson.

Para Roni Enara a nova plataforma será fundamental na melhoria dos trabalhos dos Observatórios Sociais. “O SIM representa a profissionalização do trabalho dos OS, facilitando a divulgação dos editais de licitação”, comenta.

Veja ainda:

Encontro de observatórios sociais traz público de 12 estados a Curitiba

Conselheiro do CNJ participa de abertura do Encontro Nacional dos OS

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br