Boas práticas municipais serão disseminadas no III EMDS

Evento deve contar com a participação de mais de 5 mil pessoas incluindo cerca de 500 prefeitos e prefeitas. As inscrições são gratuitas

12 de março de 2015 17:10

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | |

Entre os dias 7 e 9 de abril, Brasília – DF sedia o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). Cerca de cinco mil pessoas devem participar do evento, sendo aproximadamente 500 prefeitos e prefeitas.

Consolidado como o maior evento de sustentabilidade urbana do país, o EMDS aborda assuntos de interesse comum entre os municípios brasileiros. Esta edição terá como eixo central o tema “Nova governança federativa e o papel das cidades no Brasil e no mundo” e abordará, entre outros assuntos, Crise Hídrica, Mobilidade Urbana, Saúde Pública, Educação e Desenvolvimento Econômico.

Eixos temáticos irão nortear a programação, composta por Salas Temáticas, Arenas de Diálogo e Fóruns Ted-alike. Experiências exitosas municipais também serão divulgadas durante o evento, por meio do Caminho das Cidades e da Praça de Boas Práticas. Nesse espaço, várias cidades irão divulgar suas experiências de sucesso em áreas como educação, mobilidade urbana, saúde.  O objetivo é disseminar projetos e inspirar gestores públicos a desenvolver soluções inovadoras para melhorar o dia a dia nas cidades.

O networking e a interação entre os participantes acontecem no espaço chamado Ponto de Encontro.

Muitas das boas práticas que estarão disponíveis no Caminho das Cidades já foram premiadas e reconhecidas nacional e internacionalmente. A proposta é compartilhar essas experiências bem sucedidas de forma que elas possam ser adaptadas aos diferentes contextos locais.  No total, serão 22 espaços usados para divulgação de experiências inovadoras.

Cidades Sustentáveis

O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) promoverá a 1ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis “Políticas Públicas Inovadoras” junto com o III EMDS.

Inicialmente, a conferência estava prevista para ocorrer no início de maio. No entanto, os promotores das duas iniciativas – Programa Cidades Sustentáveis, Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – decidiram estabelecer o ajuste na agenda para o fomento e a promoção de políticas públicas inovadoras sustentáveis.

A Conferência Internacional Cidades Sustentáveis contará com a participação de prefeitos de vários municípios brasileiros e de outros países. Os convidados apresentarão experiências concretas e de excelência de gestão pública sustentável em diversas áreas, entre elas saúde, educação, mobilidade, segurança, resíduos sólidos e governança.

Segundo o coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, Maurício Broinizi, “os prefeitos terão a oportunidade de conhecer experiências interessantes e exitosas que, além de melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, colocaram essas cidades no rumo da sustentabilidade.”

Broinizi confirmou a presença de representantes de Lisboa (Portugal), com a experiência do mapa do ruído da cidade que virou referência internacional para a criação de políticas de diminuição da poluição sonora e de Amsterdã (Holanda), que irão apresentar iniciativas de planejamento na área de mobilidade. A cidade reduziu o uso de automóveis, incentivou o uso de bicicletas e tem um plano de mobilidade que vem sendo executado ao longo dos últimos anos. Havana (Cuba), que recuperou o seu centro histórico e que pode servir de referência para várias cidades brasileiras e Liubliana (Eslovênia), considerada a capital verde da Europa.

O Programa – Tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, buscando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar para toda a sociedade. Para isso, o programa oferece aos gestores públicos uma agenda de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais, como referências a serem perseguidas pelos municípios.

As inscrições para o III EMDS são gratuitas e estão disponíveis no site www.emds.fnp.org.br.

Serviço

Data: 7 a 9 de abril de 2015
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – SDC Eixo Monumental – Lote 05, Brasília (DF)
Outras informações e inscrições: www.emds.fnp.org.br, nas redes sociais www.facebook.com/EMDS.FNP ou pelo telefone (61) 3044-9800

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br