Associação Empresarial de Criciúma promove palestra para criar Observatório Social

Entidades como CDL, OAB, instituições de ensino, Judiciário, Executivo e Legislativo estão entre as que serão convidadas a compor o OS

13 de maio de 2014 17:37

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

A Associação Empresarial de Criciúma – ACIC realiza nesta quarta-feira (14), na sede da entidade, no Auditório Diomício Vidal, às 19h, o evento com entidades organizadas para a criação do Observatório Social de Criciúma, uma entidade da sociedade civil, de fins não lucrativos, integrada à Rede dos Observatórios Sociais do Brasil (OSB). O Observatório Social de Criciúma terá atuação e objetivos focados na contribuição para a melhoria da gestão pública, trabalhando em favor da transparência e da correta aplicação dos recursos públicos.

O acompanhamento do Observatório vai desde a publicação do edital de licitação até a entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Maringá, no Paraná, foi o município criador desta instância não governamental, no ano de 2006, com o objetivo de acabar com um histórico de desvios de recursos públicos por administradores municipais. O caso virou notícia internacional e mostrou a força da comunidade no controle do dinheiro público. Políticos foram presos e o modelo de observatório social foi disseminado em 14 estados brasileiros, presente em 77 cidades. Com o trabalho desenvolvido nesses municípios foi possível uma economia estimada em torno de R$300 milhões nas compras públicas, somente em 2012.

Entidades como CDL, OAB, instituições de ensino, Judiciário, Executivo e Legislativo estão entre as que serão convidadas a compor o Observatório Social de Criciúma.

 

Fonte: Jinews

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br