Workshop - Acesso é para todos!

Do GPS que te orienta a chegar em um destino, mesmo que você não tenha deficiência física, até a oportunidade de tornar possível o acesso de 17 MI da população brasileira (IBGE 2019) que apresenta alguma deficiência física, tudo é acesso!!!

Texto/Produção: Felipe Alves

Design/Programação: Mateus Porfírio

Apoio: Kênia Dorl

Revisão: Roni Enara

Acessibilidade e inclusão é tema do workshop oferecido pelo Observatório Social do Brasil, através do Congresso Pacto Pelo Brasil, em parceria com o Instituto MicroPower – https://institutomicropower.org/  e a Universidade Livre para Eficiência Humana – UNILEHU https://unilehu.org.br/ .

Com as participações de Sidnei Silvestre da Silva, oportunizando o debate de inclusão de pessoas com deficiência visual e de Samira Crozzeta, que refletiu em sua apresentação sobre ferramentas de acessibilidade para a comunidade surda e principalmente da importância do uso de LIBRAS, o evento traz uma oportunidade única de debate e um encontro e inovador no Brasil.

(Nesta Imagem o palestrante Sidnei Silvestre, acompanhado da intérprete em LIBRAS Kelly Caobianco, compartilham um dos slides da apresentação com a mensagem TIPOS DE ACESSEBILIDADE – INSTITUTO MICROPOWER)

O objetivo do debate foi entender conceitos, ferramentas e oportunidades de inclusão e de que forma instituições, influenciadores digitais e gestores de conteúdo podem colaborar e facilitar a participação de pessoas com deficiências auditivas e visuais em eventos online.

(Nesta Imagem a palestrante Samira Crozzeta, acompanhada da intérprete em LIBRAS Kelly Caobianco, compartilham um dos slides da apresentação com a mensagem ACESSIBILIDADE COMUNIDADE SURDA – UNILEHU)

Da importância de softwares e ferramentas digitais até a compreensão da notoriedade do aprendizado da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) foram pontos abordados dentro desta agenda única e oportuna. Não menos importante, mas de fato preocupante, também foi apresentado índices do difícil processo de inclusão das pessoas com deficiência, com barreiras em oportunidades nas funções de gestão, direcionados apenas para áreas de operação, sem uma reflexão da importância da pessoa com deficiência para setores e resultados da empresa, seja nas competências individuais, seja no papel social.

 

A ESCOLA DA CIDADANIA, ferramenta social do Observatório Social do Brasil de inclusão e fomento à educação e cidadania, disponibiliza, EM BREVE em seu site, acesso à toda palestra em https://escoladacidadania.osbrasil.org.br/ .

(Nesta Imagem: Os palestrantes Samira Crozzeta, Sidnei Silvestre e a colaboradora em interpretação de LIBRAS Kelly Caobianco)

 

*Colaboraram na interpretação de LIBRAS ao vivo Nicolas da Silva e Kelly Caobianco;

 

 

Acesse a Escola da Cidadania e aguarde as atualizações:

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br