Acamdoze e Observatório Social discutem transparência

O presidente da Acamdoze, vereador Gilson Martins (PP), revelou a intenção da parceria com os OS pela transparência e controle social

05 de março de 2015 06:00

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

Na última terça-feira (03) o presidente do Observatório Social de Campo Mourão – PR (OSCM), Nelson Botega, esteve reunido com o presidente da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze), Gilson Martins (PP), vereador de Boa Esperança. O encontro reuniu também representantes do órgão e o segundo secretário da entidade, vereador de Janiópolis, José Claudio do Prado (PSDB).

Durante a reunião, na sede da entidade, foi discutido o Controle Social e a transparência dos atos do poder público (Legislativo e Executivo) sobre recursos públicos. Na ocasião, Botega se colocou à disposição da associação.

Já o presidente da Acamdoze destacou que tem acompanhado o trabalho do Observatório Social na fiscalização dos atos dos poderes públicos. Segundo ele, considerando que a transparência e controle social na área pública estão entre os focos de sua gestão, a entidade procurará parceria junto ao Observatório Social para desempenhar atividades neste sentido. “O papel do Observatório vem de encontro ao trabalho que queremos fazer”, ressaltou.

Martins ainda destacou a relevância dos portais da transparência das prefeituras e Câmaras da região sendo fontes de informações importantes à comunidade, esta que pode acompanhar a aplicação dos recursos públicos. “A população também deve se preocupar em fiscalizar a forma que seus representantes estão investindo os recursos públicos e os portais da transparência são ótimas ferramentas para isso”. O vereador acrescentou que a deverá trazer nos próximos meses um técnico do Tribunal de Contas para debater o tema entre lideranças e comunidade em geral. “Precisamos fazer que se torne cada vez mais forte a necessidade de a população também cuidar desse portal da transparência, vendo de que forma seus representantes estão gastando seu dinheiro. Esse é o nosso intuito”, argumentou.

Provações

Martins frisou que a política passa por um momento crítico de ‘provações’. De acordo com ele, não está sendo uma tarefa simples ser político no momento ao qual vive o País. “Estamos vivendo um momento em que todo mundo se refere a político de forma pejorativa. E cada vez mais, alguns políticos estão dando motivos para que isso se reforce”, lamentou.

O vereador acrescentou que enquanto presidente da Acamdoze dará sua contribuição tentando dar mais transparência a atividade do legislador como fiscal e, acima de tudo, trabalhar as ferramentas de controle social, como os portais da transparência, por exemplo, para que a população tenha ciência da destinação dos recursos públicos.

Com informações da Tribuna do Interior e Acamdoze

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br