7º Concurso de Desenho e Redação da CGU | Novo prazo para inscrição e envio

Trabalhos sobre a campanha “Pequenas Corrupções – Diga não” serão aceitos até 31 de agosto

15 de junho de 2015 19:09

Em 2015, a Controladoria-Geral da União (CGU) realiza, em parceria com o Observatório Social do Brasil (OSB), a 7ª edição do Concurso de Desenho e Redação. Com o tema “Pequenas Corrupções – Diga não”, o objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses temas nos ambientes educacionais.

Regulamento do Concurso, formulário de participação, materiais de divulgação e mais.

Na categoria “Desenho”, poderão participar alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Enquanto na categoria “Redação”, poderão participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo alunos matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA). O concurso é voltado a estudantes de escolas públicas e privadas do país.

Neste ano, a ideia do tema veio da campanha “Pequenas Corrupções – Diga Não”, lançada nas redes sociais da CGU, em 2014, com o objetivo de conscientizar os cidadãos para a necessidade de combater atitudes antiéticas – ou até mesmo ilegais –, que costumam ser culturalmente aceitas e ter a gravidade ignorada ou minimizada.

As peças da campanha buscam chamar a atenção e promover a reflexão sobre práticas comuns no dia-a-dia dos brasileiros, como falsificar carteirinha de estudante; roubar TV a cabo; comprar produtos piratas; furar fila; tentar subornar o guarda de trânsito para evitar multas; entre outras.

Atenção: O prazo de inscrição e entrega dos trabalhos foi prorrogado. Participe e envie seu desenho ou redação até 31 de agosto de 2015!

Premiação

O primeiro colocado de cada ano nas categorias Desenho, Redação I e Redação II, bem como o primeiro colocado da categoria Redação III:
I – Um netbook
II – Certificado de premiação e reconhecimento da CGU

O segundo colocado de cada ano das categorias Desenho, Redação I e Redação II, bem como o segundo colocado da categoria Redação III:
I – Um tablet
II – Certificado de premiação e reconhecimento da CGU

O terceiro colocado de cada ano das categorias Desenho, Redação I e Redação II, bem como o terceiro colocado da categoria Redação III:
I – Um smartphone
II – Certificado de premiação e reconhecimento da CGU

O professor responsável, cujo nome esteja no formulário do trabalho selecionado como primeiro colocado:
I – Um leitor de livro digital
II – Certificado de premiação e reconhecimento da CGU

Trabalhos Premiados

Na última edição do Concurso de Desenho e Redação, cujo tema foi “Acesso à Informação: Um Direito de Todos”, os primeiros colocados de cada categoria receberam certificado de premiação e um netbook; os segundos colocados, certificado e um tablet; e os terceiros, certificado e um smartphone. Os professores dos primeiros colocados ganharam um leitor de livro digital (e-Reader). No total, participaram do concurso cerca de 200 mil pessoas.

Em 2014, o envolvimento de alunos, professores, diretores e comunidade foi impressionante! O tema do acesso a informação mobilizou cerca de 196 mil alunos e 7 mil professores, em 594 municípios de todo o país. Os participantes produziram desenhos e redações criativas e as escolas desenvolveram planos de ação que mobilizaram toda a comunidade.

Confira o caderno com todos os trabalhos premiados

Via CGU

 

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br