Semana #5
UM PACTO PELO BRASIL, #aGenteTáJunto!

A transformação social, digital, inclusiva que cidadãos, governos e empresas precisam para o melhor em nossas cidades

Texto: Felipe Alves

Arte/Programação: Mateus Porfírio

Revisão: Roni Enara

Da Assessoria OSB

15 dias, 120 palestrantes, 60 horas de programação ao vivo, mais de 200.000 pessoas interagindo com os conteúdos do PACTO nas redes sociais, e números que mostram um alcance social de impacto. A proposta digital da edição 2021 do PACTO PELO BRASIL, GESTÃO INTELIGENTE DE CIDADES – COMPROMISSO COM O CIDADÃO, pode levar à sociedade brasileira conteúdo do mais alto nível falando desde integridade, compliance a inclusão digital, internet das coisas e 5G. Incluir o cidadão nas discussões dessas agendas, sendo ele o principal usuário e fomentador da transformação digital que nossas cidades começam a passar, foi o objeto principal do OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL (Sistema OSB), INSTITUTO MICRO POWER e FACENS com a realização desde evento de forma gratuita.

Na data de 23 de setembro a edição 2021 do PACTO transmitiu a sua Cerimônia de Encerramento com a participação de Raul Groppo – Presidente do Conselho Superior do Sistema OSB, Francisco Soeltl – Conselheiro do Sistema OSB, Roni Enara – Diretora Executiva do Sistema OSB e Ney Ribas – Conselheiro do Sistema OSB e Coordenador Nacional da Força Tarefa Cidadã. Na ocasião, ao vivo, a PALESTRA MAGNA  A ESTRATÉGIA BRASILEIRA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, E-DIGITAL  e PLANO NACIONAL DE IOT, com José Gontijo, Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÕES.

“…nós (Brasil) hoje em algumas áreas tecnológicas, estamos de igual para igual com muitos dos principais países do mundo que atuam nessa área, e o Brasil ele pode sim ser um player global atuando na influência dos padrões e desenvolvimento científico tecnológico global…” JOSÉ GONTIJO, MCTI.

Durante toda a semana de encerramento do PACTO PELO BRASIL compartilhou agendas importantes de parceiros estratégicos e que compartilham do mesmo pensamento social de inclusão proposto pelo Observatório Social do Brasil. No dia 21/09 o painel do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade oportunizou a discussão da importância do profissional contador como voluntário nas ações de auditoria e controle social nos Observatórios Sociais. Na oportunidade fora proferida a palestra “Compliance e LGPD para Contadores”, com a renomada especialista Letícia Sugai.  

A semana contou ainda no dia 22 com a participação do Instituto Ética Saúde no painel “Fórum da Saúde: Comportamento e Ética – assista aqui”, que oportunizou a discussão a cerca do comportamento social humano individual e coletivo, a importância da integridade, ética e transparência para suas relações, protocolos sociais, relações profissionais e serviços no Brasil. Na tarde do dia 22 de setembro ainda se realizou o grande painel FORÇA TAREFA CIDADÃ. Com a pauta sobre a transformação que o Brasil precisa no que se refere a TRANSPARÊNCIA no setor público, o Observatório Social do Brasil, Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União apresentaram o projeto Força Tarefa Cidadã, que capacita cidadãos de todo o Brasil para aferição dos portais de transparência das prefeituras municipais.

Acesse o painel aqui.

No dia 23/09, além da Cerimônia de Encerramento, a programação durante o dia pode contar também com o tema COMPLIANCE. Realizado pela ESENI – Escola Superior de Ética Corporativa, o COMPLIANCE ACROSS REGINAL – PARANÁ e SANTA CATARINA propôs em seus painéis a discussão de pautas importantes como Lei Geral de Proteção de DadosDue Diligence para Integridade, Tecnologia em Compliance, Casos de Compliance nos Pequenos Negócios, Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Saiba mais sobre esta agenda visitando o site.

Para quem assistiu o conteúdo, além de surpreender, trouxe a possiblidade ganho de conhecimento e relevância para o dia a dia na sociedade local.

“Conseguimos divulgar o Congresso e tivemos muitos retornos. As pessoas com quem conversei elogiaram o congresso, a escolha dos temas e todos participantes. Tudo isso nos anima a pensar em um próximo Congresso… um dos grandes destaques do evento foi o enfoque no Painel Força Tarefa Cidadã-União de Esforços para resultados efetivos… em nome do OSB-Três Pontas/MG, parabenizo à toda equipe que promoveu esse evento grandioso e memorável.” 

Taís Marcela Bonde, Coordenadora Executiva do Observatório Social do Brasil – Três Pontas/MG.

“Foi um evento grandioso e com uma vasta divulgação de conhecimento. A importância deste evento será medida na evolução do nosso trabalho e o uso de ferramentas e conceitos que otimizarão nosso rendimento.

Cairu – BA com certeza perceberá o impacto do congresso. Quando se reúne uma equipe competente é certo que os frutos valerão a pena ser colhidos. Mas o evento superou todas as expectativas e foram ainda mais longe que o previsto. O trabalho desenvolvido pelo Observatório Social do Brasil com profissionalismo, disposição e dedicação fará do Brasil um país livre da corrupção!

Parabéns!!!”

Beatriz Rocha da Silva, Coordenadora Executiva do Observatório Social do Brasil – Cairu/BA

O Pacto pelo Brasil

Com a intenção de oportunizar acesso gratuito e democrático, o 5º Congresso Pacto Pelo Brasil conta com inscrição e transmissão tanto pelo Facebook quanto pelo Youtube, sempre no canal @OSdoBrasil.

Com a temática “GESTÃO INTELIGENTE DE CIDADES”, o evento aconteceu de 24/08 a 23/09 de maneira 100% online e contou com inscrições e acesso a conteúdos GRATUITOS.

“O tema do 5º CPPB foi muito relevante. Os painéis tinham a ver com o tema proposto. Especialistas de diferentes áreas, muito conteúdo, muita informação.” Leonardo Fernandes Ferreira – Coordenador Executivo do Observatório Social do Brasil – Campos Gerais/PR.

5 semanas de programação com conteúdo positivo para o Brasil, uma proposta de alta relevância para o fomento de soluções inteligentes para as cidades. O Sistema OSB, atento ao momento social e frente ao combate à pandemia em todo o mundo, manteve a edição 2021 em ambiente virtual para que o debate de temas tão prementes para o Brasil e a colaboração desta agenda possam ser mantidos em prol da eficiência, da inovação e da integridade em nossas cidades, tudo transmitido ao vivo nas principais redes sociais de transmissão no canal @OSdoBrasil.

Por dar acesso a pautas que discutam o futuro das cidades, da sociedade e do cidadão, o 5º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL se destaca por levar soluções inovadoras e ferramentas tecnológicas para onde são necessárias, de forma gratuita.

Assista aqui todos os vídeos sobre o Congresso:

Leia o resumo das semanas anteriores:

SERVIÇO:    

5º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL

Data: 24 de agosto à 23 de setembro de 2021. 

Assista Oficialmente em: YouTube @OSDOBRASIL

Programação, Inscrições e mais informações:  pactopelobrasil.org.br

Patrocínio / Apoio institucional: pactopelobrasil@osdobrasil.org.br  / desenvolvimento@osdobrasil.org.br

Imprensa: imprensa@osdobrasil.org.br / imprensa.assessoria@osbrasil.org.br

Programa: assessoria@osdobrasil.org.br

Patrocínio do 5º Congresso Pacto pelo Brasil

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br