3º Congresso Pacto pelo Brasil terá iniciativa que visa conscientizar sobre desperdício de alimentos

OSB faz parceria com o Instituto Gastronomia Humanitária, que irá preparar as refeições servidas no evento com alimentos reaproveitados de doações

09 de agosto de 2019 20:51

Desperdício de Alimentos e a não utilização correta dos recursos naturais também são formas de corrupção. Pensando nisso, o Observatório Social do Brasil (OSB) fez uma parceria com o Instituto Gastronomia Humanitária (IGH) para a realização de uma iniciativa inovadora durante o 3º Congresso Pacto pelo Brasil.

O Instituto Gastronomia Humanitária (IGH) tem como grande diferencial o propósito de conscientizar a população para o não desperdício de alimentos, além de estimular o potencial do ser humano, em cursos de capacitação, promovendo o resgate social e humanitário.

Além disso, como Associação Civil Beneficente, inspirada nos ideais de solidariedade humana, busca promover a Segurança Alimentar e Nutricional às pessoas carentes e em vulnerabilidade social, atendidas por instituições sociais, contribuindo para que tenham acesso à alimentação adequada todos os dias ou em casos de intempéries.

Segundo a desenvolvedora de negócios do Sistema OSB, Kênia Dorl, abordar o não desperdício de alimentos durante o Congresso vai de encontro com as propostas do OSB, que tem como um de seus vieses a economia e o uso correto dos recursos. E os recursos naturais também devem ser utilizados da maneira correta. “Com essa ação, os participantes do evento poderão discutir vários temas de políticas públicas, como sustentabilidade, lixo, fome, nutrição, meio ambiente, economia e solidariedade humana”, declarou.

Segundo o Diretor Executivo do IGH, João Alceu dos Santos, com a parceria para o evento, pretendem mostrar à população e aos empresários como eles podem ajudar as pessoas em vulnerabilidade social ou econômica, dando cursos de capacitação e ensinado sobre a utilização integral dos alimentos. “O Principal objetivo é mostrar o potencial que a gastronomia tem para ajudar a transformação das pessoas em seres vistos pela sociedade”, disse.

A comida que será servida no Congresso será preparada com alimentos bons, mas que seriam descartados por estarem com a validade vencendo, fora do padrão de comercialização e por excesso de armazenamento. Além disso, serão utilizados vegetais que iriam para o lixo por estarem fora do padrão comercial, com pequenos defeitos e machucados.

Todos os alimentos utilizados para a preparação das refeições serão doados por produtores, Hiper e Supermercados e Cooperativas.O IGH manteve contato com diversos locais para arrecadação das doações. Entre os parceiros para o fornecimento estão Chácara Strapasson, os Produtores Familiares do Aruba – Ceasinha e a rede de Supermercados Condor, por meio do Instituto Joanir Zonta.

Além disso, durante o evento, o instituto contará com a ajuda dos alunos do curso de Gastronomia e Nutrição das Faculdades Uniopet e Unicesumar, para auxiliaram no apoio técnico na utilização de bons alimentos e preservação deles durante a higienização, no pré-preparo, nas finalizações, no serviços de buffet e no armazenamento pós-almoço.

O pagamento pelas refeições será no sistema “Pague o Quanto Acha que Vale”, ou seja, sem valor estipulado, os participantes pagam o valor que acharem justo pela refeição. O valor arrecadado será usado para a montagem de uma cozinha especial do IGH, com o objetivo de processar os alimentos, de forma a facilitar a utilização deles pelas pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Kênia Dorl explica que, com a parceria, o OSB pretende levar o projeto para outras cidades, principalmente as que contam com observatórios sociais, causando um grande impacto na questão do desperdício de alimentos, na sustentabilidade e na capacitação de pessoas para a preparação e reaproveitamento de alimentos.

Conta ainda que a ideia é levar esse conhecimento de como evitar o desperdício e a utilização de partes do alimento que eram descartadas, mas que podem ser utilizadas, para as merendeiras e creches e contribuir para uma alimentação consciente e com valor nutritivo alto nas escolas. “É um projeto muito bonito e muito rico na sua essência, de não só dar comida, mas também ensinar como fazer essa comida da melhor maneira, sem desperdício e reaproveitando alimentos que muitas pessoas consideram como lixo, mas que podem contribuir muito para uma alimentação nutritiva e saudável”, conclui.

O evento – O 3º Congresso Pacto Pelo Brasil será entre 26 e 28 de agosto de 2019, no Centro de Eventos Sistema FIEP, em Curitiba-PR. Com a temática “Práticas Honestas na Relação Público-Privada”, o evento tem Inscrições GRATUITAS e limitadas, disponíveis no local do evento, mediante disponibilidade de lugares. Saiba mais pelo site pactopelobrasil.org.br

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br