22 de setembro: Dia do Contador

A data foi definida em 1945, por decreto lei assinado pelo então presidente Getúlio Vargas

22 de setembro de 2016 19:36

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

Foi escolhido como dia do contador o dia 22 de setembro (Dia do Bacharel em Ciências Contábeis), por ter sido criado, nesta data, em 1945, o primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil,  na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A data foi definida com a histórica assinatura do Decreto-lei nº 7.988, em 22 de setembro de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas.

Até essa data havia dois cursos técnicos: o de Contabilidade e o de Contador, mas nenhum com validade de ensino superior. O documento assinado por Vargas determinou a criação de um curso com duração de quatro anos e seguindo regime anual. Do primeiro ao terceiro ano, o aluno deveria cursar cinco disciplinas. No último ano de estudo, eram ministradas seis disciplinas.

“O fato de escolherem um dia para homenagear o Contador mostra a importância desse profissional. A formação em nível superior permite a atuação em áreas como Perícia e Auditoria, que requerem maior especialização. É uma justa homenagem que a comemoração seja na mesma data da criação do primeiro curso de Ciências Contábeis do País”, declarou o presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega.

OBS.: O termo contador refere-se, apenas, ao profissional com Bacharelado em Contabilidade.

O Observatório Social do Brasil não poderia deixar de lembrar desses profissionais e, sobretudo agradecer, seja por seu trabalho como voluntário, como também por ser colaborador ou prestador de serviços da Rede OSB, atualmente em 19 estados brasileiros e mais de 100 cidades.

A você, contador o nosso parabéns e muito obrigado.

Com informações de Só Contabilidade

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br