1º Encontro dos OS’s do Estado de São Paulo reuniu cerca de 50 pessoas

Representantes de cidades como São José dos Campos, Sorocaba, Bauru, Bálsamo e Limeira, integrantes de Observatórios Sociais paulistas, ou interessados em constituir um OS em seu município, trocaram informações e experiências, debatendo o controle social sobre as gestões públicas de SP

08 de julho de 2013 17:19

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | | |

Nos dias 5 e 6 de julho, foi realizado em São José do Rio Preto (SP), o 1º Encontro dos Observatórios Sociais do Estado de São Paulo. O evento, organizado e promovido pelo Observatório Social (OS) local com apoio da Diretoria de Defesa da Justiça Fiscal e Seguridade Social, da Diretoria Executiva Nacional (DEN) e do Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco) Nacional, reuniu cerca de 50 pessoas na Associação Comercial Industrial Rio Preto (Acirp).

Representantes de cidades como São José dos Campos, Sorocaba, Bauru, Bálsamo e Limeira, além dos munícipes locais, integrantes de Observatórios Sociais paulistas, ou interessados em constituir um OS em seu município, trocaram informações e experiências, ampliando o debate acerca do controle social sobre o poder público no estado. Além disso, representantes da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Sindifisco Nacional e paulista, Bauru Transparente (Batra), vereadores e acessores prestigiaram o encontro.

A mediação e apresentação de características da Rede OSB foi feita pela Diretora Executiva, Roni Enara e pelo Vice-presidente para Assuntos de Defesa e Controle Social, Ney Ribas, do OSB (Foto: Gustavo Ciocca/OSSJRP)

A programação, mediada pela Diretora Executiva, Roni Enara e o Vice-presidente para Assuntos de Defesa e Controle Social, Ney Ribas, do OSB,  contou, no primeiro dia, com a palestra do Promotor do Ministério Público/GAECO, João Santa Terra Júnior, com o tema “Combate à Corrupção e Crime Organizado”

Na opinião do Coordenador Executivo do OS de São José do Rio Preto, Gustavo Ciocca, o resultado desse primeiro encontro foi extremamente positivo. “Pudemos trocar experiencias e aprendizados entre os Observatórios, além de já termos certo a criação de pelo menos mais três Observatórios no Estado”, comenta. Ciocca ainda completa agradecendo e reforça a importância da participação dos representantes do OSB. “Nós, do Observatório Social de São José do Rio Preto, agradecemos a todos que participaram e também àqueles ajudaram a concretizar este evento histórico, em especial à Roni e o Ney, que além de darem uma aula de Observatório Social, ainda emocionaram a todos com a paixão com quem lidam com esta esta maravilhosa família.”

São Paulo é o terceiro estado com o maior número de Observatórios Sociais no Brasil, com seis entidades constituídas em Ilha Solteira, Ilha Bela, São José do Rio Preto, São Sebastião, Suzano e, recentemente, São José dos Campos. Três cidades estão em processo de constituição: Ribeirão Preto, Itu e Limeira, além de duas em fase de sensibilização: Marília e Baurú. Tupã é outro município que já conta com alguns representantes interessados na instituição de um OS.

Mais informações e fotos do evento estão disponíveis na Fan Page no Facebook do OSSJRP: https://www.facebook.com/OSRioPreto

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br